Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPGE publica balanço sobre execução do plano para efetivação da autonomia

Publicado em

 

doc

Na última semana, a Defensoria Pública Geral do Estado publicou um novo balanço da execução do plano para efetivação da autonomia administrativa, orçamentária e financeira da instituição. Após a conclusão de novas atividades, o plano alcançou 68,07% de execução, com 113 ações concluídas. Estão em execução 08 atividades e outras 45 encontram-se em espera, aguardando a execução de predecessoras.

Para trazer maior transparência ao processo, a DPGE lançou uma página em seu portal na internet, onde qualquer cidadão pode ter acesso a informações detalhadas sobre a implementação da autonomia. A página pode ser acessada pelo link “planejamento estratégico”. Nele, o usuário encontra informações como o Estudo para Efetivação da Autonomia, Legislação, Equipe (Comitê Gestor e Equipe Técnica), Metodologia e Matriz de Ações (product backlog).

Para otimizar a gestão da efetivação da autonomia, está sendo aplicada a metodologia Scrum de desenvolvimento, que prevê Programas, Ações e Atividades, e cuja execução é monitorada em reuniões semanais (sprint planning) entre o líder do projeto e a equipe técnica.

O programa “autonomia orçamentária e financeira” já está 100% implementado. Desde o final de 2014, foram desligados os controles então exercidos pelo Poder Executivo através de sistemas de informática e instâncias decisórias externas à instituição, como MAPP e COGERF. Atualmente, a execução orçamentária se dá diretamente junto à SEFAZ, por meio de sistemas próprios desenvolvidos pela DPGE.

Outros programas estão parcialmente concluídos. No programa “autonomia na gestão de compras, contratos, material e patrimônio”, por exemplo, já foram implementadas as soluções para realização de  licitações e gestão de contratos e convênios. O eixo “material e patrimônio” segue em execução. Já o programa “controle interno”, ainda está em fase de estudo.

O plano para efetivação da autonomia seguirá em execução durante o ano de 2015.

 

Clique no link a seguir para acessar o mapa mental da autonomia:

Mapa-Geral-da-Implementacao

Clique no link a seguir para acessar o product backlog.

Matriz-de-Atividades-Product-Backlog-11-jun-2015