Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPGE realiza audiência pública sobre as vistorias às unidades de saúde

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, realizou na última terça-feira, 26, audiência pública sobre as vistorias em quatro hospitais de Fortaleza (Albet Sabin, Hospital de Messejana, IJF e HGF). A audiência aconteceu no Auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da Defensoria.

Estavam presentes no encontro a Defensora Pública Geral do Estado do Ceará, Andréa Coelho, os defensores públicos, Aluízio Jácome e Dani Esdras (supervisores dos Núcleo de Ações Coletiva e Direitos Humanos e supervisor do Núcleo de Saúde, respectivamente). Estavam presentes ainda o secretário de saúde do Estado, Henrique Javi; o diretor do Hospital de Messejana, Marcos Gadelha; a diretora do Hospital Albert Sabin, Marfisa Portela, o representante do Sindsaúde, Ulisses Pinheiro; o Presidente do Conselho Regional de Odontologia, Eliardo Silveira; Francisco Pereira de Alencar, representando a Secretária Municipal de Saúde, Socorro Matos; o diretor do Instituto José Frota, Walter Frota; a diretora do Hospital Waldemar de Alcântara, Fernanda Colares e o secretário geral do Conselho Regional de Medicina, Lino Antônio Holanda.

Na ocasião, foram apresentados os relatos das visitas e cada um dos envolvidos explicou a situação da saúde pública no Estado. Ao debater sobre a superlotação nos hospitais, a diretora do Albert Sabin afirmou que “ é necessário que existam campanhas para mostrar que alguns casos podem ser resolvidos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”. Ao falar sobre as ações envolvendo o Núcleo de Saúde, o defensor público Dani Esdras destacou que existem muitas ações sobre alimentação enteral. “ Há gasto desnecessário e que não precisavam de judicialização, bastaria um programa que pudesse fornecer de outras formas”, destacou.

 

Confira as fotos da audiência:

--- Sem Imagens ---