Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Elizabeth Chagas é conduzida ao cargo de defensora pública geral em posse solene nesta quarta-feira, dia 11

Publicado em

IMG_5922

A Defensoria Pública do Estado fará a solenidade de posse da sua nova gestão na quarta-feira (11), às 9h30, quando a defensora pública Elizabeth Chagas assume o cargo de defensora pública geral do Estado do Ceará para o biênio 2020-2021. A solenidade acontece no auditório Jesus Xavier de Brito, sede administrativa, localizado na avenida Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante. O cargo será transmitido pela defensora geral Mariana Lobo, que esteve de à frente da instituição por dois biênios 2016-2017 / 2018-2019.

Elizabeth Chagas foi eleita pela maioria dos defensores públicos e indicada pelo governador Camilo Santana para o cargo, entre os meses de outubro e dezembro de 2019. É defensora pública estadual desde 2006 e titular do Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham). É ainda agente de integração no Conselho de Governança Fiscal do Estado  e membro do conselho deliberativo do Instituto Maria da Penha. Na carreira como defensora atuou no interior do Estado, no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e foi ainda diretora jurídica e de prerrogativas da Associação dos Defensores Públicos do Ceará. Ocupou o cargo de secretária executiva da Defensoria Pública do Estado do Ceará, entre 2016 e 2019. Sua atuação já foi reconhecida nacionalmente pelo Prêmio Innovare, com projeto Mulheres Agrárias: Autonomia Já, em 2014, e pelo Prêmio Fórum de Justiça com o projeto Mulher sem Medo, em 2015.

À frente da Instituição, Elizabeth Chagas pretende um modelo de gestão participativa, aberta ao diálogo com a sociedade e com os defensores e com intuito de proporcionar crescimento e fortalecimento institucional. Além de investir em novas tecnologias e pesquisas para qualificar o trabalho dos defensores públicos. “São ideias que pretendem imprimir melhorias na eficiência administrativa da instituição e  promover mais comodidade no atendimento à população. Além disso, vamos trabalhar ainda para continuar ampliando o número de defensores públicos. Tivemos recentemente a nomeação de novos 35 membros na carreira, mas precisamos ampliar essa quantidade, como determina a Constituição de 1988”, explica.

Também no dia 13 de dezembro, às 9h, haverá também a solenidade de posse popular da defensora geral. A posse popular é uma política institucional que reconhece a importância da integração da Defensoria Pública com a sociedade civil em momento simbólico desta afirmação e parceria. Esta é a oitava posse popular da instituição e serpá realizada no Campo de Futebol da Comunidade Santa Rita (próximo à Rua A, N.200 – Jangurussu, Fortaleza), às 9 horas. Na ocasião, o programa Defensoria em Movimento realizará assistência jurídica aos moradores da comunidade.

Serviço
Posse solene da defensora pública geral Elizabeth Chagas
Data: 11 de dezembro de 2019
Horário: 9h30
Local: Defensoria Pública (avenida Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante)

Posse popular da defensora pública geral Elizabeth Chagas
Data: 13 de dezembro de 2019
Horário: 9h
Local: Campo de Futebol da Comunidade Santa Rita (Rua A, N.200 – Jangurussu, Fortaleza)