Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Emoção, reencontro e diversão na semana da criança da campanha Minha Vez de Brincar

Publicado em

O TJA foi palco do reencontro de irmãos

“Ficou escuro…”
“Começou, tia!”
“Olha como aqui é grande!”
“Eu nunca vi o pequeno príncipe. Ele saiu do livro e veio hoje pra cá se encontrar com a gente?”
“Tia, posso sentar no teu colo?”

Olhos brilhantes, pernas inquietas, animação na chegada e perguntas sobre tudo. Foi assim que começou, no dia 8 de outubro, a programação especial que o Núcleo das Defensorias da Infância e Juventude (NADIJ) da Defensoria Pública do Estado do Ceará preparou para mais de 300 crianças e adolescentes acolhidas em abrigos de Fortaleza. Na primeira atividade da programação, 24 crianças, com idade entre 3 e 12 anos, acolhidas nos abrigos Tia Júlia e Acolhimento Institucional III, assistiram ao espetáculo “O Pequeno Príncipe” no Teatro Rio Mar. A ação só foi possível porque defensores públicos doaram os ingressos do espetáculo para a campanha “Minha Vez de Brincar”, que ofertou lazer e momentos lúdicos para as crianças e jovens acolhidos em 21 instituições da cidade.

A programação seguiu durante toda a semana e contou ainda com manhã especial no Shopping Benfica, onde os mais miúdos de 3 a 5 anos, participaram de uma programação intensa integrando o programa Manhã Feliz, com cinema e diversão. Já na terça, dia 11, em visita ao Theatro José de Alencar, cerca de 60 crianças assistiram à peça “Ogroleto”, da Cia Pavilhão da Magnólia, dentro do Festival de Teatro Infantil. A Associação dos Defensores Públicos (Adepc) ofertou um palhaço, brincadeiras e lanches às crianças que assistiram a peça.

Nos abrigos, as crianças e adolescentes vivem afastados da família temporariamente, por decisão da Justiça. A maioria é vítima de violência, vulnerabilidade social ou abandono familiar. A programação, elaborada pela Defensoria Pública em parceria com a Adpec, visou, acima de tudo, integrá-los à sociedade, promovendo a inserção destas crianças isoladas por medida preventiva, mas que devem contar com toda a sociabilidade possível. As atividades realizadas ao longo da semana promoveram cenas emocionantes e contaram com uma grande mobilização de parceiros e defensores. Resultado? Brincadeira, distração, bate papo entre as crianças e até reencontro de irmãos que estão em abrigos diferentes.

--- Sem Imagens ---

Em rodízio de pizza ofertado restaurante Pasto&Pizza, na segunda-feira, dia 10, quatro irmãos adolescentes se reencontraram em momento de muita alegria, onde puderam se deliciar com pizzas e massas e ainda matar a saudade. Já no Theatro José de Alencar, um casal de irmãos, com idade entre 6 e 8 anos, também tiveram este momento. “Bia, como tu tá grande, tu tá muito linda. Tio (como as crianças se referem aos que cuidam deles nos abrigos), por favor me empresta o celular dele para eu tirar uma foto dela e poder ficar olhando todos os dias?”, foi assim que o garoto de 6 anos reagiu ao encontrar a irmã que não via desde quando foram para abrigos diferentes. Ele está no Acolhimento 3 e ela no Madre Paulina.

Já nesta quinta-feira, 17 crianças assistiram a estreia do filme Shaolim do Sertão, comédia do cearense Halder Gomes, no cinema do Shopping Del Paseo. O filme garantiu boas gargalhadas dos adolescentes de 13 a 16 anos do abrigo Renascer e do Acolhimento 1 que tiveram a oportunidade de assistir a estreia da comédia cearense. Um dos jovem, de 16 anos, avaliou a experiência. “Foi muito legal essa oportunidade de saírmos do abrigo. Foi um dia bem diferente e distrai a cabeça. O filme é muito legal e engraçado”, disse o adolescente.

Outras 10 crianças assistiram à peça “A Fantástica Baleia Engolidora de Circos”, da Cia Frita, do Centro Cultural da Caixa. A luzes do teatro apagaram e durante todo o espetáculo da peça encenada na tarde dessa quinta-feira (13) na Caixa Cultural, o som que preenchia o ambiente eram as risadas alegres das crianças das casas de Acolhimento II e III.

Toda a programação específica para as crianças e adolescentes que estão nas unidades de acolhimento foi trabalhada por meio de parcerias firmadas com empresas e instituições públicas. Ainda foram arrecadados mais de hum mil brinquedos entre jogos, bonecas, carrinhos, bolas e livros que serão doados para as unidades de acolhimento de Fortaleza, em solenidade ainda em outubro.

A mobilização da Semana da Criança fez parte do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, que tem como objetivo promover uma ação em rede dos abrigos de Fortaleza, permitindo a troca de experiências, de convivência, a assistência jurídica das crianças e adolescentes, bem como a busca pela solução de problemas comuns das instituições.