Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Encerramento da Campanha “Quem ama, não abusa” contará com a presença da Maria da Penha

Publicado em

IMG_8024

Nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem), encerra a campanha “Quem ama, não abusa” sobre os relacionamentos abusivos que passam da conta, que ultrapassam os limites, que diminuem o outro e que tentam manter a pessoa em subordinação ou dependência. O encerramento será com um talkshow produzido e executado pelos jovens comunicadores do Cuca Mondubim, às 14:30, e contará com a presença da Maria da Penha.

Durante todo o mês de agosto, quando foi celebrado o 11o aniversário da Lei Maria da Penha (11.340/06), tornando crime a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Defensoria Pública do Ceará preparou uma programação na Rede Cuca, em Fortaleza, sensibilizando e orientando jovens sobre os relacionamentos abusivos e a violência psicológica.

“Queremos alcançar os jovens que não necessariamente são vítimas de violência física, mas que recebem ameaças, sofrem abusos, controles ou censuras de seu parceiro. Além de falar sobre as conquistas que a Lei Maria da Penha trouxe, entendemos que ir até eles é trabalhar a educação em direitos e uma forma de prevenção da violência”, destaca a defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Braga.

Os eventos aconteceram nas sedes dos Cucas localizadas na Barra do Ceará, Jangurussu e Mondubim com programas de rádio, debates, palestras e formação técnica para colaboradores. No último talkshow contou com a presença dos defensores do Nudem Jeritza Braga e Daniel Mendes. Dentre os presentes, a dona de casa Ana Lúcia da Silva, relatou que a vizinha sofre com o comportamento violento do companheiro e que já acordou de madrugada com gritos de socorro. “Ninguém fala nada. A gente tem medo de se meter na discussão, mas é assustador. A gente fica com receio de fazer alguma coisa”, relatou.

IMG_8015A defensora pública esclareceu que a mudança só começa com a denúncia. “É fundamental denunciar. Em uma situação dessas tem que ligar para a polícia, fazer uma denuncia anonima. As pessoas precisam entender que violência doméstica é um crime contra a humanidade porque os filhos que veem os pais brigando dessa forma e vão replicar esse comportamento”, lamentou Jeritza Braga.

Sobre o Nudem – O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública atua na área que envolve o requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município, além da defesa dos direitos das mulheres, prestando toda a assistência, como educação em direitos, orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso.

Em 2017, o Nudem já realizou 2.390 procedimentos que envolvem a defesa dos direitos das mulheres que se encontram em situação de violência doméstica e familiar. O Núcleo presta assistência individual com orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso (alimentos, divórcio, dissolução de união estável, guarda, etc.), requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município e ainda e promove a educação em direitos nas comunidades e espaços públicos.

Encerramento da Campanha “Quem ama, não abusa”
Data: 31/08
Horário: 14h30min
Local: Cuca Mondubim – Rua Santa Marcia,  s/n – Mondubim