Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Escola Superior realiza curso de formação com os novos defensores públicos

Publicado em

Nesta quinta-feira (29.09), a Escola Superior da Defensoria Pública iniciou o curso de formação continuada para os novos defensores. O curso acontece até o dia 14 de outubro com o objetivo de apresentar aos recém-empossados a realidade administrativa e institucional da Defensoria, capacitando-os para o exercício eficiente de suas funções.

DSC_0867No primeiro dia, participaram da apresentação da instituição o subdefensor público geral Leonardo Antônio de Moura Júnior; os assessores Samuel de Araújo Marques, Sâmia Costa Farias,  Michele Cândido Camelo e Petrus Henrique  Gonçalves Freire; além da diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Roberta Quaranta; da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Sandra Moura de Sá; e dos coordenadores das Defensorias da Capital e do Interior, Ricardo César Batista e Natali Massilon Pontes.

Toda a programação foi elaborada pela diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Roberta Quaranta, que propôs um período de imersão institucional, no qual os defensores públicos terão a oportunidade de vivenciar a prática da atividade defensorial nos mais variados órgãos de atuação. Neste período consta ainda uma visita às futuras comarcas de atuação onde os defensores públicos passarão por um período de transição com os defensores que já atuantes e conhecerão as cidades.

Paralelamente, estarão ocorrendo ainda visitas e oficinas nos núcleos da Defensoria Pública. “Saímos um pouco do plano meramente teórico para mostrar ao defensor, na prática, a importância de seu papel enquanto agente de transformação social”, explica a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará, Roberta Quaranta. “Eles estão aproveitando bastante o curso porque, além do acompanhamento teórico dos principais temas que hoje rodeiam a atuação da Defensoria Pública, estamos tendo a oportunidade de apresentar a vivenciar na prática em todos os núcleos especializados da DPGE”.

curso patriciaAlém dos encontros teóricos e das visitas aos núcleos, os novos defensores públicos participarão também de um Seminário de Apresentação do Censo Penitenciário do Estado do Ceará, realizado pelo Laboratório de Estudos de Violência (LEV) pela Universidade Federal do Ceará, seguido de um debate sobre a atuação da Defensoria Pública na prevenção da violência e apresentação dos projetos DEPAZ e Acolhe.