Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

ESDP e Ouvidoria promovem palestra “Direitos Humanos e Relações Raciais e de Gênero no Sistema de Justiça”

Publicado em

paleastra ESDP 17MAR(1)Em programação alusiva às comemorações do Mês Internacional da Mulher, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) em parceria com a Ouvidoria Externa, promovem a palestra “Direitos Humanos e Relações Raciais e de Gênero no Sistema de Justiça” com Vilma Reis, socióloga e Ouvidora Geral da Defensoria Pública Geral da Bahia (DPGBA). O evento acontece no dia 17 de março, às 17h, no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede administrativa da instituição, com expedição de certificados para participantes.

“Embora nos últimos anos as mulheres tenham conquistado verdadeiros avanços nos mais diversos campos, os fatos teimam em nos recordar que ainda falta um longo caminho para que a igualdade entre homens e mulheres seja uma realidade. Eis a importância primordial do tema a ser debatido no evento”, enfatiza a diretora da ESDP, a defensora pública Roberta Quaranta.

“A compreensão de um conceito de justiça que priorize a igualdade de gênero e raça, com a participação de sujeitos tradicionalmente invisibilizados e suas experiências se faz cada mais necessária.  Falar de acesso à justiça é fundamental, mas antes precisamos apontar os problemas estruturantes das desigualdades no Brasil que passa pela forma como o sistema de justiça aborda homens e mulheres, brancas e negras, bem como identificar as consequências estruturais e institucionais da interação entre eixos produtores de subordinação, como gênero e raça. É importante termos mediando esse debate uma mulher negra, feminista e militante de direitos humanos, que vem cumprindo um papel essencial na Ouvidoria da Defensoria da Bahia, ao denunciar as contradições latentes nas instituições que aprofundam as desigualdades estruturantes no nosso país”, pontua a ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Merilane Coelho.

 

Conheça a palestrante
Vilma Reis, socióloga e Ouvidora Geral da Defensoria Pública Geral da Bahia (DPGBA) possui graduação em Licenciatura plena em Sociologia – Universiade Federal da Bahia/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (1999), graduação em Bacharelado em Sociologia – Universiade Federal da Bahia/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2001) e mestrado em Mestrado em Ciências Sociais – Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2005). Atualmente é técnica de nivel superior – Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial – BA. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, carolina de jesus, projeto fal, linguagem e cânone.

 

Serviço: Palestra “Direitos Humanos e Relações Raciais e de Gênero no Sistema de Justiça” com Vilma Reis, socióloga e Ouvidora Geral da Defensoria Pública Geral da Bahia (DPGBA)

Local: Auditório Jesus Xavier de Brito

Horário: 17h

Com expedição de certificado

A palestra poderá ser transmitida por videoconferência. Basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=jfIuQBmtiDM