Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Evento em Baturité esclarece sobre direitos e prevenção à violência contra a mulher

Publicado em

CARTAZ_baturite

Buscando combater a violência contra as mulheres e orientá-las sobre seus direitos, a Defensoria Pública em Baturité realizará evento alusivo ao Dia da Mulher, no dia 8 de março, às 9h30, no IFCE da cidade. O defensor público Matheus Machado conta que identificou após sua chegada no município, em janeiro, que os números de casos de violência contra a mulher são alarmantes na cidade.

Para a realização do evento e de atividades posteriores, o defensor público buscou uma parceria com a ONG Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (Cetra) e com a Ouvidoria da Defensoria Pública. A ONG realiza diversas atividades com a comunidade local e tem parceria com a Defensoria, por meio de sua ouvidora, Merilane Coelho. Mônica Barbosa, membro do Cetra, pontua que é fundamental proporcionar um momento para que a mulher sinta-se à vontade para se expressar sem julgamentos. “Conscientizar e ouvir as mulheres é necessário para todos, principalmente para aquelas que nunca tiveram essa oportunidade e não conhecem seus direitos”, afirma.

Além do evento do dia da mulher, outros momentos estão sendo programados. De acordo com o defensor, um cronograma de visitas às comunidades já está sendo criado para acompanhar mais de perto a realidade das mulheres. “Através destes encontros e das visitas periódicas que faremos nas comunidades vai ser possível aproximar a Defensoria Pública daqueles que mais necessitam. Dessa forma poderemos dar suporte, assistência e apoio às mulheres vítimas de violência”, ressalta o defensor.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará possui um Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, o Nudem, com sede em Fortaleza. O Núcleo atua na defesa dos direitos da mulher, no requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município, prestando ainda assistência como educação em direitos, orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso.

Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem)
Rua Padre Francisco Pinto, 363 – Benfica
Tel.: (85) 3101.2259 / 3278.7192