Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza recorre à Defensoria sobre o aumento da tarifa de ônibus

Publicado em

onibus

Na tarde desta terça-feira, dia 17, a Defensoria Pública do Ceará recebeu uma comissão composta por membros da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) para questionar sobre o aumento da tarifa de ônibus em Fortaleza. A reunião com os membros do movimento aconteceu na sede do órgão, no bairro Luciano Cavalcante.

De acordo com Natanael Silva, presidente da Federação, “queremos saber se há possibilidade de entrarmos com uma ação judicial para questionar os valores impostos pelo novo aumento. O reajuste da passagem de ônibus chegou a 16,36%, enquanto o salário mínimo foi de 6,47% e o da inflação de menos de 6%. Estamos em um cenário econômico muito peculiar, onde a maioria da população está desempregada. Então, como podemos aceitar um aumento desses se o trabalhador precisa se deslocar em busca de emprego?”, questionou Natanael.

A comissão foi atendida pelo Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública que vai abrir procedimento administrativo e solicitar uma reunião com Prefeitura de Fortaleza e Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) com o objetivo de discutir sobre o aumento. Após ouvir todas as partes envolvidas na questão, é que a Defensoria Pública analisará a viabilidade de ação judicial. Ainda não há data definitiva da reunião, mas a previsão é que aconteça nos próximos dias.