Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

“Fiz aniversário esses dias e a Defensoria aqui é meu presente!”

Publicado em

IMG_3369Na manhã desta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), o projeto Defensoria em Movimento esteve pela segunda vez no bairro Genibaú, em Fortaleza. Os atendimentos seguem até esta sexta-feira (26), das 8h às 12h, em frente ao posto de saúde Galba de Araújo, localizado na Avenida Senador Fernandes Távora, 3161.

IMG_3374Ao todo, 100 pessoas passaram pelo atendimentos no primeiro dia e segundo dia. Com demandas diversas, os moradores puderam ser atendidos e ter causas encaminhadas de forma rápida. “A nossa é expectativa média é de 50 assistidos por dia, desde casos de orientações até entrada de divórcio com as duas partes em comum acordo aqui”, diz o defensor público assessor de Relacionamento Institucional da Defensoria (Arins), Eduardo Villaça. Ele explica que já estiveram outra vez no Genibaú e a pedido dos moradores, retornaram para atender novas demandas.

Para a autônoma Elidiane Melo, de 35 anos, o projeto chegou à comunidade para auxiliá-la em uma situação particular: o pai de seu filho de 14 anos encontra-se preso em outro Estado. “A família dele tem cuidado do processo, mas eu vim aqui saber se posso pedir um defensor público para atuar no caso já que meu filho está sozinho – embora amparado pela família do pai – e não quer vir morar comigo. Fico preocupada que ele fique sozinho lá. Estou confiante que vou conseguir o apoio que preciso”, disse.

“Fiz aniversário esses dias e a Defensoria aqui é meu presente!”, dizia aos quatro ventos a técnica em saúde bucal, Maria Liduína Costa dos Santos, 57 anos. A felicidade pelo acesso à justiça é retrato das muitas vulnerabilidades do bairro. O Genibaú é classificado como o 4o bairro com pior  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Fortaleza, que leva em conta os indicadores de renda, educação e longevidade dos moradores. O levantamento foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em 2014, tendo como base o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Aqui o Genibaú é uma área muito distante e a situação financeira das pessoas é muito difícil até mesmo para sair do Genibaú para procurar a sede da Defensoria é complicado. Então o que ouvimos é que muitos conseguiram resolver seus problemas e isso nos deixa felizes. A gente agradece aos defensores por virem na nossa comunidade e trazerem essa oportunidade para nós”, completa Liduína Costa, presidenta da Associação de Apoio à Mulher da Comunidade Cachoeira Dourada, do Genibaú.

IDH – A classificação do IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1 melhor o nível de desenvolvimento humano e, em sentido contrário, quanto mais próximo de 0 pior o nível de desenvolvimento. No tocante aos bairros de Fortaleza com baixo desempenho estão: Conjunto Palmeiras (0,119), Parque Presidente Vargas (0,135), Canindezinho (0,136), Genibaú (0,139), Siqueira (0,149), Praia do Futuro II (0,168), Planalto Ayrton Senna (0,168), Granja Lisboa (0,170), Jangurussu (0,172) e Aeroporto – Base Aérea (0,177).