Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Força tarefa de atendimento na Praça do Ferreira marca dia do defensor público em Fortaleza

Publicado em

IMG_3776

“Eu adquiri um imóvel quando estava casado com a minha primeira mulher. Depois que ela faleceu, eu casei novamente e tive uma filha com minha essa minha segunda mulher, que já tinha uma filha também do primeiro casamento. E eu vim aqui porque quero saber como fica a situação desse imóvel com relação às crianças, quais são os direitos delas e quais são os meus”. O depoimento é de José Anunciado Xavier, de 67 anos, que foi uma das 300 pessoas que receberam orientação jurídica de defensores públicos na manhã desta sexta-feira, dia 19 de maio, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.

O exemplo familiar do sr. José expõe uma realidade brasileira. De acordo com o Censo do IBGE de 2010 mais de 50% dos lares do país possuem novos arranjos familiares. São as famílias afetivas que vêm abrindo o caminho para a construção de novos conceitos e paradigmas. Diante da necessidade de esclarecer sobre este tema, a Defensoria Pública do Ceará participa da campanha #FamíliasAfetivas, da da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), cuja proposta é o reconhecimento social da instituição familiar em sua mais ampla diversidade.

IMG_3874IMG_3872 IMG_3818 IMG_3868
De acordo com a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, “cada vez mais a justiça vem reconhecendo que a família é ligada por meio de um vínculo afetivo. Então, é importante que as pessoas que têm essa situação de parentalidade afetiva venham até a Defensora Pública do Ceará para formalizar esses vínculos e daí resguardar os direitos oriundos dessas relações”, destaca

Além de informações para casos como adoção, reconhecimento de paternidade afetiva, pensão alimentícia, direitos sucessórios e guarda compartilhada, os 15 defensores públicos que participaram da ação também esclareceram dúvidas em casos de saúde, conciliação, idoso e consumidor. O público ainda teve acesso aos serviços da Secretaria de Saúde do Estado, com aferição da pressão arterial; serviços da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), com a primeira via de carteiras de identidade e CPF; bem como o caminhão do Hemoce que fez a coleta de doadores. Ao todo, mais de 550 pessoas participaram os serviços oferecidos.

Zenilce de Freitas também estava na Praça do Ferreira e recebeu a orientação dos defensores públicos, além de usufruir dos outros serviços oferecidos. “A Defensoria é muito positiva com relação ao acesso porque muitos dos usuários não podem pagar por advogados e o atendimento é sempre aberto a todo o público que a procura, principalmente as pessoas que têm o direito violado. Elas são atendidas de qualquer maneira. O Governo tem que olhar mais para o trabalho que da Defensoria, tem que ter mais estrutura, aumentar o número de defensores. O ideal seria ter uma Defensoria em cada bairro da cidade”, destacou.

IMG_3917

Para ter acesso aos serviços da Defensoria Pública do Estado do Ceará é só procurar algum dos endereços de atendimento. A atuação se dá por meio da atuação dos defensores públicos com atribuição nas áreas de família, infância e juventude. Para mais informações, ligue para o Alô Defensoria, número 129.