Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Gestantes recebem orientações da Defensoria Pública em Sobral

Publicado em

sobral3

Nesta quarta-feira (15.02), a defensora pública Emanuela Vasconcelos Leite realizou uma manhã de educação em direitos na Fábrica Grandene, em Sobral. Ao todo, 120 mulheres gestantes assistiram a palestra ministrada pela defensora, esclareceram suas dúvidas e receberam atendimento. A ação faz parte do Projeto Laços de Família, criado para buscar a solução extrajudicial de ações familiares, visando a solução de processos entre pessoas em conflito de interesses, seja por meio de mediação, conciliação, arbitragem ou demais técnicas de composição.

sobral1

“Como a fábrica tem um público interno muito grande, composto por assistidos que se enquadram no perfil da Defensoria, sempre solicitam a nossa presença para realizar atendimentos ou ministrar palestras. Nós sempre participamos porque sabemos da necessidade de informação. São inúmeras as demandas envolvendo conflitos de Família, como  pedidos para alimentos gravídicos, investigação de paternidade e de alimentos”, destaca a defensora pública Emanuela Vasconcelos Leite.

sobral4Em março, a Defensoria Pública estará novamente presente na fábrica para ingressar com ações judiciais cabíveis e agendar as conciliações. De acordo com a defensora pública, as mulheres têm sido a maioria na procura de solução para os problemas envolvendo membros da família, 91% das pessoas que procuram os serviços do Laços de Família são do sexo feminino.

O Projeto Laços de Família tem parcerias com instituições não governamentais de Sobral, órgãos públicos e empresas privadas. Dentre as parcerias estão: Lar de Ester, única instituição da Zona Norte do Ceará que recebe mulheres dependentes químicas; Secretaria de Educação do Município do Sobral, através do Projeto Saúde na Escola; Centro de Referência Especializada da Assistência Social; Conselho Local de Saúde do território Dom Expedito; Trevo de Quatro Folhas da Secretaria de Saúde do município de Sobral; SENAC; SESC; Fábrica Grendene; dentre outros.