Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Grande encontro de crianças e jovens pautado na liberdade, alegria e brincadeira

Publicado em

Grande encontro de crianças e jovens pautado na liberdade, alegria e brincadeira Sessão de cinema, peça infantil, oficina de cupcake, gincana cultural, voleibol sentado, oficina de pipa, fantoches e cozinha divertida foram algumas atividades proporcionadas para as crianças dos acolhimentos institucionais de Fortaleza. A programação na tarde desta quarta-feira (11) foi uma parceria da Defensoria Pública do Estado do Ceará, DeVry Fanor e Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adepc).

Um dia para ser levado na memória de cada criança. Pelo menos foi o que a Mariana, de 7 anos, achou: “Tia, esse foi o melhor dia de toda a minha vida”, falou com os olhos brilhando. Como ela, outras cento e noventa e cinco crianças e adolescentes de 17 abrigos participaram da programação que promoveu um grande encontro pautado na liberdade, alegria, aprendizagem e brincadeira. “O desenvolvimento infantil e a aprendizagem se dão por meio das brincadeiras, por isso é tão importante a realização de ações como essa que dão condições as crianças e os adolescentes das unidades de acolhimento de Fortaleza a ter, através do brincar e do convívio social com outras crianças e pessoas, a oportunidade de aprender regras de convivência, a lidar com as perdas, desenvolver a linguagem, entre outras coisas. O brincar, além de um direito garantido no ECA, estimula a imaginação, a criatividade e estimula o senso de estratégia desses garotos e garotas, contribuindo para a formação e desenvolvimento dos mesmos para que se tornem adultos maduros e autônomos para enfrentar as dificuldades da vida”, destaca o defensor público supervisor do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NADIJ).IMG_0370

Os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária organizaram um teatro de fantoches com o tema “Conhecendo o Lixo”, além de promover um momento de pintura com gravuras sobre a importância do meio ambiente. A pequena Luana de 8 anos aprendeu que “tem que jogar as coisas dentro do lixo certo e separar garrafas de latinhas”, resumia apressada as lições sobre reciclagem. A aluna Andressa Ferreira explica que esse conhecimento passado para essas crianças pode parecer precoce, porém faz com que a criança cresça entendendo a importância do assunto e possa desenvolver um maior conhecimento no futuro. “Na verdade essas crianças ainda são pequenas demais para entender muito sobre a reciclagem, mas quando começamos a ensinar a partir de agora tudo melhora, elas não sabem exatamente o que é ser reciclável, mas compreendem que determinado tipo de lixo tem o lugar certo para ser jogado”, explica a estudante.

Alunos dos mais diversos cursos da faculdade participaram da organização e execução do evento e garantem que a ação trouxe aprendizado e gratidão em poder proporcionar um momento tão mágico para essas crianças. “Está sendo muito legal ver a alegria dessas crianças, a gente tem a oportunidade de trazer um dia diferente para eles, na véspera do Dia da Criança. Esta é uma experiência única”, comentou o estudante de jornalismo Rauithy Gomes.

Um dia de muita alegria com alunos, professores, crianças e educadores. “Aqui eles se sentem livres e incluídos. Esta alegria contagia a gente que acompanha eles diariamente”, disse Maria Aparecida, educadora que acompanhou um grupo de 17 crianças.

 

--- Sem Imagens ---