Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

GT de Movimentos Sociais acompanha ato unificado em prol do Dia Internacional da Mulher

Publicado em

IMG_0202O Grupo de Ações Integradas de Apoio aos Eventos Promovidos por Movimentos Sociais da Defensoria Pública do Ceará esteve presente durante o ato unificado contra a Reforma da Previdência, o fim do racismo, da violência contra as mulheres e pelo direito ao aborto legal e seguro, que aconteceu na manhã da quarta-feira, 08. Os defensores públicos Michele Camelo, Eliton Menezes, Lia Cordeiro e Ana Paula Asfor acompanharam toda a manifestação, que teve início na Praça da Imprensa e seguiu até a sede da Previdência Social, localizada na Avenida Desembargador Moreira.

“Nós, mulheres de diversos movimentos, tivemos a compreensão de que a conjuntura política atual necessitava que fizéssemos um esforço de unidade. E foi isso que permitiu que estivéssemos hoje na rua, construindo esse ato”, explica uma das organizadoras do ato e integrante da Marcha Mundial das Mulheres, Ticiana Studart.

IMG_0230A organização da manifestação solicitou a presença do Grupo de Trabalho por intermédio da ouvidora externa da Defensoria Pública, Merilane Coelho. “A importância dos defensores públicos é de dar apoio na defesa e garantir a liberdade de expressão dos movimentos sociais, que hoje correm um risco. Então, acredito que contar com o apoio da instituição é reafirmar a democracia e a liberdade de expressão”, explica a integrante do Fórum Cearense de Mulheres Railca Franklin.

O Grupo de Trabalho, em atividade desde junho de 2015, é uma atuação em força-tarefa dos defensores públicos que acompanham manifestações populares e orientam à população.
“O apoio que oferecemos é no sentido de inibir qualquer violação de direitos, de evitar excessos através de mediações e esclarecer para estes movimentos sociais o papel imprescindível da Defensoria Pública. É muito gratificante para nós, como instituição, estarmos nesses momentos tão próximos à sociedade civil”, destaca a defensora pública Michele Camelo.

IMG_0189