Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Reportagens sobre Defensoria Pública são premiadas durante o I Prêmio Adpec de Jornalismo

Publicado em

adpec1

A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará realizou, na noite desta segunda-feira (18), a cerimônia de entrega do I Prêmio Adpec de Jornalismo, na Associação Cearense de Imprensa (ACI). Ao todo, foram nove reportagens premiadas nas categorias de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo e Telejornalismo.

A presidente da Adepc declarou a importância do trabalho da imprensa para a instituição e para os defensores. “Reconhecemos no Prêmio um excelente instrumento de democratização do acesso à justiça. Na edição de 2018 iremos ampliar as categorias e trabalharemos o tema da Campanha Nacional dos Defensores Públicos que será o subregistro”, revelou durante a cerimônia a presidente Ana Carolina Gondim.adpec3

A defensora geral do Estado, Mariana Lobo, esteve na solenidade e na oportunidade destacou a atividade dos jornalistas cearenses. “Parabenizamos a diretoria da Adepc por  esta iniciativa de valorizar o trabalho dos jornalistas, que, assim como os defensores públicos, levam direitos e informações às pessoas. Com este prêmio, valorizamos o profissionalismo da imprensa, reconhecimento e reafirmamos nossa parceria. É a demonstração concreta e efetiva de estímulo aos profissionais no desenvolvimento de reportagens que contribuam positivamente sobre os serviços da Defensoria para a sociedade”.

adpec2Na categoria Jornalismo Impresso, a série do Jornal O Povo que mostra a realidade de presos provisórios que ficam detidos mais tempo do que deveriam, do repórter Igor Cavalcante, ganhou o primeiro lugar. “Ao longo do ano, fizemos matérias que mostram casos de pessoas que são invisíveis. Às vezes, nós (jornalistas) enxergamos primeiro esses invisíveis, outras vezes é a Defensoria. São pessoas que muitas vezes, por serem pobres ou estarem presas, acredita-se que não teriam direito. E elas têm”, destacou Igor durante a solenidade.

O Diário do Nordeste ganhou a segunda e a terceira colocações: a repórter Emanoela Campelo foi destacada com a matéria “Prevista em Lei prisão domiciliar para mães ainda é exceção no Ceará” e a reportagem “Justiça Restaurativa abre caminhos para a resoluções de atos infracionais”, de Nicolas Menezes.

Na categoria Radiojornalismo, o primeiro lugar foi para Jocasta Pimentel, da rádio Dom Bosco, com a matéria “Profissão defensor: Um agente de transformação social”. O segundo lugar foi para Alex Sandro da Silva da rádio 810 Verdinha com “Defensoria Pública: o acesso do cidadão à justiça”; e o terceiro lugar com a matéria “Histórias e Conflitos de quem precisa de justiça”, de Germana Pinheiro, a Rádio O Povo CBN.

A série de reportagens “Defesas Coletivas”, exibida no Diário na TV, em novembro deste ano, foi a grande vencedora da categoria TV da premiação de jornalismo. Ao todo, foram exibidas três reportagens sobre o trabalho da Defensoria Pública no Estado. A produção, feita pela TV Diário, foi dividida em três partes e mostrou diferentes segmentos de atuação do órgão que intermedeia o acesso à justiça. O especial foi produzido pelos profissionais Ricardo Mota, Lyana Ribeiro, Thiago de Melo e Paulino Júnior.

“Mostramos histórias tristes, mas que a Defensoria Pública conseguiu vitórias importantes e eu acho que contar um pouco dessas histórias faz parte do nosso papel enquanto jornalista. E os prêmios são sim uma forma da gente parar de fazer o factual do dia a dia e mergulhar nisso”, destacou em seu discurso Lyana Ribeiro, produtora da TV Diário.

A equipe da TV Assembleia, com a matéria “Defensoria e Cidadania”; e a equipe do Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, com a matéria “Primeiro plantão da Defensoria Pública do Estado” foram os outros ganhadores da categoria Telejornalismo.

Sobre o Prêmio – O I Prêmio Adpec de Jornalismo surge com o propósito de reconhecer nos veículos de comunicação e seus profissionais a capacidade de disseminar a democratização do acesso à justiça, aproximando ainda mais os Defensores do Públicos dos assistidos e podendo proporcionar cidadania para uma grande parcela da população vulnerável. o Prêmio dá visibilidade ao trabalho defensorial, estimulando o debate e a reflexão sobre ações sociais e de direitos humanos desenvolvidas pelos Defensores Públicos nas suas variadas áreas de atuação.

A Adpec é a quarta associação de defensores no país a realizar um prêmio de jornalismo. “A ANADEP parabeniza e apoia o I Prêmio ADPEC de Jornalismo. A iniciativa é um excelente instrumento de aproximação com a imprensa, além de ser também um canal para divulgar o trabalho das defensoras e dos defensores públicos do Ceará. Com certeza o prêmio vai destacar a importância da Defensoria Pública não apenas na mídia, mas também para os usuários dos nossos serviços”, destaca o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Antonio Maffezoli.

 

Categoria Jornalismo Impresso:

1º. LUGAR – Igor Amaral Cavalcante do jornal O Povo com a série “Presos provisórios”

http://bit.ly/2BI17zs

http://bit.ly/2BzieAS

2º. LUGAR – Emanoela Campelo do Diário do Nordeste com a matéria “Prevista em Lei prisão domiciliar para mães ainda é exceção no Ceará”.

http://bit.ly/2nZVtOO

3º. LUGAR – Nícolas Menezes do Diário do Nordeste com a matéria “Justiça Restaurativa abre caminhos para resoluções de atos infracionais”.

http://bit.ly/2rJYwwc

 

Categoria Telejornalismo:

1º. LUGAR – Lyana Ribeiro da TV Diário com a matéria “Defesas Coletivas”.

http://bit.ly/2D5mPv5

2º. LUGAR – Suely Frota da TV Assembleia com a matéria “Defensoria e Cidadania”.

http://bit.ly/2BfTGju

3º. LUGAR – Chagas Leal Mota da TV Verdes Mares com a matéria “Primeiro Plantão da Defensoria Pública do Estado”.

https://glo.bo/2CEVrD9

Categoria Radiojornalismo:

1º. LUGAR – Jocasta Pimentel da rádio Dom Bosco com a matéria “Profissão defensor: um agente de transformação social”
“Profissão defensor: um agente de transformação social” Jocasta Pimentel da rádio Dom Bosco

2º. LUGAR – Alex Sandro da Silva da rádio 810 Verdinha com a matéria “O acesso do cidadão à justiça”
“O acesso do cidadão à justiça” Alex Sandro da Silva da rádio 810 Verdinha

3º. LUGAR – Germana Pinheiro da rádio O Povo CBN com a matéria “Histórias e conflitos de quem precisa da justiça”
“Histórias e conflitos de quem precisa da justiça” Germana Pinheiro da rádio O Povo CBN