Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Idosos primeiro! Um atendimento específico para a demanda da terceira idade

Publicado em

Há 15 anos, o Estatuto do Idoso – Lei  10.741 de 1° de outubro de 2003 – era sancionado, marcando a data como Dia Nacional do Idoso. Destinado a pessoas a partir de 60 anos, o Estatuto garante os direitos fundamentais inerentes a atendimentos de prioridade em filas, transportes, órgãos públicos e estabelecimentos privados, bem como aciona uma rede de garantia de direitos. Desde 2011, a Defensoria Pública do Estado do Ceará dispõe de um Núcleo específico para este atendimento ao Idoso, recebendo diariamente, demandas que se desdobram em ações judiciais ou soluções extrajudiciais.

A defensora pública e coordenadora das Defensorias da Capital, Natali Pontes, explica que o Núcleo do Idoso, em Fortaleza, recebe em maior grau demandas relacionadas as violações aos direitos dos idosos, como por exemplo: enganar, pegar o cartão, usar a aposentadoria do idoso de forma irregular, fazer empréstimos usando  nome do idoso, ou, abandonar. “Infelizmente há pessoas que se aproveitam da inocência  dos idosos e usam da maldade para prejudicá-los”.

IMG_4700Joana Gomes, de 62 anos, procurou o Núcleo nesta manhã para buscar orientações sobre os benefícios de aposentadoria. A idosa, que esperava por atendimento, ressalta a felicidade e o orgulho que tem em ostentar seus bem vividos 62 anos. “Eu acho minha idade maravilhosa, sou idosa, não velha. Sou grata pelos cabelos brancos que Deus pintou, eles demonstram muito que vivi” conclui.

IMG_4707Outra assistida da Defensoria que esteve no Núcleo em busca de seus direitos, foi Damiana dos Santos, de 63 anos. A idosa fala que chegar aos 63 é uma dádiva e ressalta que os jovens deviam valorizar mais. “Eu não sei bem se chamo de melhor idade, tenho dor nas costas, diabetes, pressão alta, tudo devido aos meus anos vividos, mas isso não diminui o que vivo, apesar dos pesares eu gosto de viver e do que vivi ”, confessa emocionada. Damiana estava acompanhada da filha e veio procurar auxílio para aposentadoria.

O Núcleo do Idoso funciona todos os dias a partir das 8h até às 17h. A dinâmica é simples, o idoso passa pela triagem e recebe as devidas orientações, caso já esteja com toda a documentação necessária para aquele problema, é levado para atendimento do defensor. Muitos retornam com seu próximo atendimento já agendado. “É interessante que o idoso venha sempre acompanhado, embora os idosos estejam com muita qualidade de vida, vir com algum parente é fundamental”, pondera a defensora

O Núcleo do Idoso fica  localizado na Avenida Pinto Bandeira, n. 1111, Bairro Luciano Cavalcante, as senhas são distribuídas de segunda a sexta  a partir das 8h.