Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Inaugurada nova sede da Defensoria em Beberibe

Publicado em

BAF603F4-9B5F-4298-BAC0-850966EBAFF7

Durante  a manhã dessa sexta-feira (24), a Defensoria fincou os pés na comarca de Beberibe, inaugurando a nova sede no município. A nova instalação é a quarta sede inaugurada no interior do neste ano de 2019. 

Estiveram presentes na inauguração a defensora geral do estado, Mariana Lobo, o subdefensor público geral, Leonardo Moura, o procurador geral do município, Antônio Carlos Macedo Pires, o assessor de desenvolvimento institucional da Defensoria, Ricardo Batista, o assessor de relacionamento institucional, Eduardo Villaça e autoridades locais.

A nova sede dispõe de gabinetes individualizados para defensores públicos, espaço para estagiários, copa, recepção e almoxarifado. Em 2017 e 2018 a Defensoria Pública na cidade somou mais de 5.300 atividades

A defensora pública Betânia Alves, titular da comarca relembra sua trajetória em Beberibe, onde atua há 25 anos. “Naquele tempo, quando tomei posse, as pessoas muito pouco ou quase nada entendiam sobre a Defensoria e qual era seu papel. Me chamavam de juíza, promotora, sendo que nem eu mesmo tinha consciência da grandeza do meu ofício”, confessa. Hoje, a defensora comemora a implantação da sede própria. “Agora estamos com uma estrutura moderna e adequada aos dias atuais. Essa melhoria permite, inclusive, a humanização de nossos serviços, tanto pelo conforto do espaço oferecido, quanto pela privacidade no atendimento aos assistidos”, ressalta a defensora.

A defensora geral do estado, Mariana Lobo, descreve a gratidão que é participar de mais uma inauguração no interior. “São conquistas que garantem cada vez mais autonomia e independência para a instituição”. A defensora acrescenta que a atuação na Defensoria Pública é uma opção de vida. “Muitas vezes somos questionados sobre como conseguimos dar conta da quantidade de pessoas que nos procuram diariamente, e recentemente ouvi uma palestrante, que não era defensora, que o que movia a Defensoria Pública eram as pequenas conquistas e vitórias. E isso acontece quando conseguimos ajudar aquelas pessoas que estão esperando por justiça ou por seus direitos”. 

Antônio Carlos Macedo Pires, procurador geral de Beberibe,  declarou que participava do evento com muita satisfação, pois a nova estrutura da Defensoria trará maior conforto para quem procura os serviços e toda a população de Beberibe será beneficiada. “Nós sabemos que a Defensoria é um serviço essencial para o acesso à justiça, por trabalhar para aqueles que mais necessitam”, acrescenta.

--- Sem Imagens ---