Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Instituições decidem atuação sobre os casos de abuso sexual em Uruburetama

Publicado em

procuradoria

Nesta segunda-feira (22), a rede de instituições que integram a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres no Estado, composta pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, Secretarias Estaduais, Assembleia Legislativa do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes do movimento de mulheres, estiveram reunidas na Assembleia Legislativa para discutir a atuação intersetorial destes órgãos nos desdobramentos do caso envolvendo denúncias contra o prefeito afastado de Uruburetama, José Hilson de Paiva, acusado de abuso sexual de mulheres durante atendimento em unidades de saúde da cidade. A Defensoria foi representada pelas defensoras Jeritza Braga, supervisora do Nucleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), e Mônica Barroso, defensora pública do segundo grau com atuação nos Tribunais Superiores.

Na última quarta (17), a Defensoria Pública do Estado do Ceará esteve na visita à cidade, vestando presentes na Câmara Municipal, na delegacia e no Fórum de Uruburetama. Na última sexta-feira (19), as defensoras estiveram reunidas no gabinete da Defensoria para pautar a atuação extraordinária nas cidades de Cruz e Uruburetama – esta última sem defensor público titular. A Defensoria deve instituir o atendimento sistêmico às mulheres vítimas da violência e a proposta é que a instituição disponibilize a defesa gratuita e o amparo jurídico necessário durante o decorrer da apuração das denúncias. “A gente não podia ficar inerte, em silêncio, ante essas denúncias. A gente tá aqui é pra dizer que nós queremos cuidar dessas mulheres. Vamos nos disponibilizar, vir de Fortaleza pra cá pra cuidar dessas pessoas, mas nós temos que saber também o que é que efetivamente aconteceu. Vamos ficar atentas e exigir que as coisas aconteçam num tempo razoável”, destacou a defensora pública de segundo grau, Mônica Barroso.

O encontro reuniu representantes da Assembleia Legislativa, Defensoria Pública, Casa da Mulher Brasileira, Secretaria de Mulheres do Estado, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Mulher), Juizado da Mulher, Fórum Cearense de Mulheres, União Brasileira de Mulheres e Coletivo Mulheres do Ceará com Dilma. A procuradora especial da mulher da Assembleia, deputada Augusta Brito, informou que o colegiado visitará a cidade de Cruz, na próxima sexta-feira (26), para tomar conhecimento das investigações acerca do caso. Segundo Augusta Brito, a principal preocupação da Procuradoria é com as mulheres que fizeram as denúncias.

Com informações da Assembleia Legislativa