Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Itapipoca recebe Orçamento Participativo da Defensoria no dia 7 de junho

Publicado em

itapipoca site

O município de Itapipoca, no Litoral Leste do Estado, será o próximo a receber a audiência pública do 4o Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Estado do Ceará. O encontro será no dia 7 de junho, sexta-feira, na Escola do Campo Nazaré Flor (Assentamento Maceió, Comunidade Jacaré – Baleia). Toda a população está convidada a participar da audiência, que inicia a partir das 8h30.

O assentamento Maceió é um território conhecido por suas lutas desde a década de 1980. Por lá, passaram várias mulheres que empunharam a reivindicação de direitos, entre elas Maria Nazaré de Souza (1952-2007), conhecida como Nazaré Flor. Ela se notabilizou na organização de movimentos de mulheres na região, por mais autonomia, direitos e visibilidade. Não à toa, ela dá nome à escola do assentamento. É nesse espaço que a Defensoria Pública vai ouvir da população sobre quais as prioridades desejam à instituição no próximo ano.

O defensor público Eduardo Villaça afirma que a demanda por moradia no território é recorrente. “A região tem historicamente demandas decorrentes da zona costeira, relacionados a conflitos agrários e direitos relacionados às comunidades quilombolas. Além disso, há também uma demanda reprimida devido à insuficiência de defensores públicos na região, apesar de contar com defensores em alguns municípios, o que influencia na falta de assistência dessas comunidades também”, analisa Eduardo, assessor de Relacionamento Institucional da Defensoria.

Será a quarta cidade a receber audiência pública desta edição Orçamento Participativo da Defensoria. Desde abril, já houve diálogos com sociedade civil dos municípios de Quixeramobim, Iguatu e Beberibe. Até o final de junho, haverá audiência ainda em Fortaleza (dia 14) e uma reunião ampliada em Tauá (dia 28).

A Defensoria Pública é a primeira instituição do sistema de justiça do Ceará a abrir o seu orçamento para a participação popular. Ao todo, 6.352 pessoas participaram das edições passadas, nos últimos três anos. O momento serve para que a população opine sobre as áreas que merecem mais atenção da instituição, no com objetivo de melhorar ainda mais o serviço prestado aos assistidos. A prática do Orçamento Participativo já foi referendada pelo Prêmio Innovare na categoria Defensoria Pública.

SERVIÇO
Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Estado do Ceará em Itapipoca
Dia: 07 de junho (sexta-feira)
Local: EEM Maria Nazaré de Sousa (Escola do Campo Nazaré Flor) – Assentamento Maceió, Comunidade Jacaré – Baleia
Hora: a partir das 08h30