Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Jovens participam do Festival Alberto Nepomuceno

Publicado em

FANNesta quarta-feira, dia 14 de março, será um dia diferente para cerca de 90 crianças e adolescentes que residem em unidades de acolhimento de Fortaleza. A partir das 14h, eles participarão de uma tarde especial no Museu da Fotografia de Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota). Durante a ação, promovida por meio de uma parceria entre o Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará e o Festival Alberto Nepomuceno, os jovens participam de um concerto seguido de roda de conversa com o grupo Luthieria Catavento, da ONG Tapera das Artes, de Aquiraz.

O grupo é coordenado pelo músico e luthier Fernando Sardo. Na ocasião, as crianças participam de uma oficina sobre construção de instrumentos musicais com materiais reciclados ou colhidos da flora cearense. Logo após, farão uma visita guiada pelo Museu da Fotografia de Fortaleza. A programação está inserida no 7º Festival Alberto Nepomuceno (FAN), que ocorre entre os dias 10 e 18 de março.

A visita das crianças faz parte do projeto “Defensoria Amiga dos Abrigos”, uma iniciativa da Defensoria, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), voltada para a oferta de lazer e de momentos lúdicos para as crianças e os jovens acolhidos nas instituições, promovendo sua socialização em atividades que contam com apoio de empresas e instituições públicas. “Divulgando a campanha, já recebemos vários retornos de empresas querendo contribuir, convidando as crianças a participarem de momentos de descontração como este. Nossa ação é uma tentativa de permitir que crianças e jovens possam ter acesso a trocas de experiências com a sociedade”, destacou Adriano Leitinho, supervisor do Núcleo das Defensorias de Defesa da Infância e Juventude.

A defensora pública Ana Cristina Teixeira Barreto, que dá a assistência jurídica às crianças adolescentes acolhidos, destaca a importância da realização de atividades como esta. “É fundamental para o crescimento dessas crianças a participação de atividades extramuros, dando uma oportunidade delas terem uma vida social ativa com momento de cultura e lazer. Os encontros como estes são sempre recheados de surpresas porque irmãos que estão em abrigos diferentes, separados pela faixa etária e pelo sexo, podem se reencontrar e , claro, é sempre emocionante”, relembra Ana Cristina.

Sobre o 7º Festival Alberto Nepomuceno

O FAN 2018  ​apresenta uma série de atividades artísticas, de concertos a encontro de DJs, visitas guiadas e ​rodas de conversa, ​lançamento de selos e itinerários poéticos, ações com livros e leitura. A programação ​é gratuita e para todas as idades​. O FAN 2018 fortalece o uso de espaços públicos​como​ ​bibliotecas, igrejas, ​escolas, ​museus, teatros e vai, como nas edições anteriores, à zona rural. O Festival Alberto Nepomuceno é uma realização da Vagalume Produção Cultural e Comunicação. Projeto contemplado no IX Edital Mecenas do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado.

Serviço
Crianças de abrigos de Fortaleza participarão de concerto seguido de roda de conversa com o grupo Luthieria Catavento, da ONG Tapera das Artes, de Aquiraz. Além de uma visita Guiada no Museu da Fotografia de Fortaleza
Local: Museu de Fotografia de Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota)
Data: quarta-feira, 14 de março
Horário: 14 horas