Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Luiz Rodrigues Wambier e Marcelo Semer estão entre as atrações do Encontro dos Defensores Públicos do Ceará

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) e a Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec) realizam no dia 17 de maio o Encontro dos Defensores Públicos do Estado do Ceará. O evento integra as comemorações pela passagem do Dia do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio, e é destinado exclusivamente para defensores públicos do Estado do Ceará, sendo realizado durante todo o dia no hotel Gran Marquise.

“Esse encontro será uma nova oportunidade para sairmos um pouco do plano meramente teórico e mostrar ao defensor a importância de seu papel enquanto agente de transformação social”, explica a defensora pública Roberta Quaranta, diretora da ESDP. É o segundo encontro estadual realizado nesta gestão. O primeiro, aconteceu em 2017 e teve a presença de cerca de 200 defensores, em debates de dois dias que marcaram a passagem dos 20 anos da instituição. Neste ano, foram pensado nomes importantes do Direito como o advogado Luiz Rodrigues Wambier, o juiz de Direito Marcelo Semer, membro da Associação Juízes para Democracia, e Élida Lauris, pesquisadora e membro do Fórum Justiça para debater o papel da Defensoria nos novos tempos.

A programação tem início com uma abertura oficial, seguida da mesa Os desafios institucionais da Defensoria Pública diante dos novos tempos” com Marcelo Semer (SP) e Élida Lauris (RJ). A mesa será presidida pela defenbsora geral Mariana Lobo. À tarde será realizada o lançamento de livro dos defensores públicos e da Revista de Artigos da Adpec. Haverá ainda um grande debate com defensores de várias parte do país sobre as perspectivas para a Defensoria, em cenário nacional de tantas violações de direitos e mudanças legislativas. Mediado pela defensora cearense Gina Moura (CE), o momento recebe os defensores públicos Rita Lima (DF), Diogo Esteves (RJ), Daniel Lozoya (RJ) e Arion Erconsin de Godoy (RS).

“O crescimento institucional passa obrigatoriamente por um repensar de si mesmo dialogando com o que há de mais atual na academia e aliando com a farta experiência prática. E esse encontro foi pensado justamente no sentido de começar uma análise crítica de quem nós somos, quais são as nossas funções, onde podemos melhorar, as metas que já cumprimos, através de um olhar da academia e da sociedade civil”, destaca Amélia Rocha, presidenta da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec)

INSCRIÇÕES: Voltado para defensores, é obrigatória para a participação realizar a inscrição prévia por e-mail até o dia 7 de maio: 2encontro.estadual@defensoria.ce.def.br

 

WhatsApp Image 2019-05-03 at 15.19.07

PROGRAMAÇÃO

9h – Mesa de Abertura

9h30 – Palestra: “Os desafios institucionais da Defensoria Pública diante dos novos tempos”

Palestrantes: Marcelo Semer (SP) e Élida Lauris (RJ).

Mediadora: Mariana Lobo

12h – Almoço no local do evento para defensores participantes.

14h – Mesa Redonda “Os limites, possibilidades e responsabilidades

dos defensores e defensoras públicas na realidade

contemporânea: quem somos realmente?”

Debatedores: Rita Lima (DP/DF), Diogo Esteves (DP/RJ),

Daniel Lozoya (DP/RJ) e Arion Escorsin de Godoy (DP/RS).

Mediadora: Gina Kerly

15h30 – Defensor Autor – Lançamentos de livros dos defensores e da Revista de Artigos da Adepc.

16h30 – Defensoria Pública e Processo Civil: a oportunidade e responsabilidade de ser sujeito processual

Palestrantes: Luiz Rodrigues Wambier

Mediadora: Amélia Rocha

17h30 – Encerramento: Sunset, promovido pela Adpec para defensoras e defensores, em comemoração ao Dia do Defensor Público.