Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Mais alta comenda da OAB-CE é concedida a quatro defensores públicos do Estado pela trajetória

Publicado em

WhatsApp Image 2019-08-26 at 16.23.02

A Medalha Advogado Padrão é mais alta comenda é concedida pela OAB-CE foi entregue na noite da última sexta-feira (23) a trinta advogados e defensores públicos com mais de trinta anos de inscrição e conduta ilibada, como profissional e cidadão. Na ocasião, entre os homenageados que receberam a tradicional comenda, quatro são defensores públicos do Estado: Francilene Gomes de Brito, Francisco Leitão de Sena, Maria Cristina de Aguiar Costa e Sandra Dond Ferreira. Representando a Defensoria Pública Geral do Estado e a Associação dos Defensores, Patrícia de Sá Leitão compôs mesa de honra no evento.

A OAB Ceará outorga a Medalha Advogado Padrão desde 1970. A comenda representa um reconhecimento pessoal e profissional do advogado, além de ser um estímulo para que outros profissionais também tenham a referência daqueles membros da advocacia que foram e são essenciais na garantia dos direitos aos cidadãos.

“Enquanto um de nós tiver ar nos pulmões e sangue nas veias, haverá gritos e manifestações pelo respeito à democracia e às suas leis vigentes”, declarou firmemente o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, ao citar Dick, um personagem de William Shakespeare, em seu discurso durante a solenidade, encorajando ainda mais a classe que luta, todos os dias, para garantir os direitos dos cidadãos brasileiros e em favor de uma sociedade mais democrática. David Sombra Peixoto, secretário-geral adjunto da OAB Ceará, foi convidado a realizar o discurso de boas-vindas aos homenageados, em nome da diretoria. “Esta homenagem, senhoras e senhoras, é o reconhecimento pelo vocacionado exercício desse sacerdócio, pela doação ao longo desse tempo, e pelo enfrentamento de tantas dificuldades, vicissitudes, inúmeras horas de estudo, árduo e intenso trabalho, muitas vezes abdicando momentos de lazer com seus familiares e amigos.”

A conselheira estadual da OAB Ceará, Jane Eire Calixto, discursou em nome de todos. “Essa Comenda homenageia toda a advocacia, no seu pluralismo, na sua diversidade, e nos coloca também em estado constante de alerta para continuarmos merecedores, preservando em nossas condutas a honra, a nobreza e a atividade da profissão, no desafio de atravessar as diversidades da atividade profissional. É o que se espera de cada um de nós ”.

Compuseram a mesa, durante a solenidade: o presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas; Vice-Presidente da OAB Ceará, Vládia Feitosa; representando a Defensoria Pública Geral do Estado e a Associação dos Defensores, Patrícia de Sá Leitão; o secretário-geral, Pedro Bruno Amorim; o secretário-geral adjunto, David Peixoto; a tesoureira adjunta, Katianne Wirna; o procurador geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana; o conselheiro federal, Hélio Leitão; o presidente da ESA, Andrei Aguiar; a vice-presidente da CAACE, Lara Gurgel; o ministro hemérito do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Antônio Parente e o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho.

Homenageados

Os homenageados com a Medalha Advogado Padrão foram: Ana Maria Marinho Moura; Antônio Cleto Gomes; Antônio Dantas de Alencar Filho; Aroldo Barreto Cavalcante; Bernadete de Lourdes Dos Santos Bitu; Croaci Aguiar; Edilberto Pontes; Eduardo Pragmácio de Lavor Telles; Francilene Gomes de Brito; Francisca Jane Eire Calixto de Almeida Morais; Francisco César Azevedo Lima; Francisco Jose Ramos De Lima; Francisco Leitão de Sena; Francisco Melo dos Santos; Deodato José Ramalho Júnior; José Marcelo Pinheiro Filho; José Menescal de Andrade Júnior; José Washington de Sousa Pinheiro; Juvêncio Vasconcelos Viana; Luiz Crescêncio Pereira Júnior; Luiz Luciano e Silva; Maria Cristina de Aguiar Costa; Paulo César Feitosa Arrais; Pedro Philomeno Ferreira Gomes Neto; Raimundo Ivanildo de Sena; Rosângela Maria Carvalho Viana; Sandra Dond Ferreira; Schubert De Farias Machado; e Vilani Pinheiro Falcão.