Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Mais de cem pessoas atendidas pela Defensoria em Movimento no Presidente Vargas

Publicado em

WhatsApp Image 2018-08-24 at 14.32.30

A comunidade do Parque Presidente Vargas, em Fortaleza, recebeu nos dias 23 e 24 de agosto, a Defensoria em Movimento. A atividade segue desta vez uma nova proposta, de modo que sejam apuradas as principais demandas do bairro e um atendimento posterior seja remarcado para conseguir compilar e agilizar todas as necessidades apresentadas. Cento e dezessete receberam atendimentos e orientações dos defensores públicos graças a ação.

“O Parque Presidente Vargas tem um dos menores Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de Fortaleza e estamos iniciando uma nova metodologia para garantir uma maior efetividade. A Defensoria em Movimento segue em construção diária, então, nessa nova dinâmica nós estivemos hoje e ontem, para realizar um diagnóstico das demandas da comunidade para, em outubro, retornarmos ao bairro em maior estrutura já para lidar com casos específicos”, diz a defensora pública e assessora de Relacionamento Institucional, Amélia Rocha. A defensora explica que a demanda pela regulamentação das moradias foi diagnosticada com maior presença, mas outros setores devem ser acionados. Após este atendimento preparatório, a Defensoria em Movimento irá marcar uma nova data para retornar à comunidade ainda este ano. “O trabalho hoje e ontem foi preparatório e extrajudicial para identificar que tipos de demandas podemos encontrar aqui”.

Para a presidente do Conselho de Moradores do Parque Presidente Vargas, Maria Lúcia Fernandes, “a vinda da Defensoria Pública é muito importante para o bairro, para a comunidade. As pessoas necessitam disso. Têm muitas demandas aqui e o povo não sabe a quem recorrer, para onde ir. Às vezes eles me procuram e eu tento orientar da melhor forma”, disse.
 
O programa – Defensoria em Movimento é um programa da Defensoria Pública do Estado do Ceará que leva orientações jurídicas gratuita, interposição de ações judiciais e oficinas de de educação em direitos diretamente aos bairros de Fortaleza e cidades do interior. Para solicitar a ida do projeto ao bairro ou localidade, os moradores podem  – por meio de lideranças e associações comunitárias – mandar email para arins@defensoria.ce.def.br

WhatsApp Image 2018-08-24 at 14.32.29Opinião da comunidade – Para a presidente do Conselho de Moradores do Parque Presidente Vargas, Maria Lúcia Fernandes, “a vinda da Defensoria Pública é muito importante para o bairro, para a comunidade. As pessoas necessitam disso. Têm muitas demandas aqui e o povo não sabe a quem recorrer, para onde ir. Às vezes eles me procuram e eu tento orientar da melhor forma”, disse.