Principal > Notícia > Mais de cem pessoas atendidas pela Defensoria em Movimento no Presidente Vargas

Mais de cem pessoas atendidas pela Defensoria em Movimento no Presidente Vargas

24 de agosto de 2018

WhatsApp Image 2018-08-24 at 14.32.30

A comunidade do Parque Presidente Vargas, em Fortaleza, recebeu nos dias 23 e 24 de agosto, a Defensoria em Movimento. A atividade segue desta vez uma nova proposta, de modo que sejam apuradas as principais demandas do bairro e um atendimento posterior seja remarcado para conseguir compilar e agilizar todas as necessidades apresentadas. Cento e dezessete receberam atendimentos e orientações dos defensores públicos graças a ação.

“O Parque Presidente Vargas tem um dos menores Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de Fortaleza e estamos iniciando uma nova metodologia para garantir uma maior efetividade. A Defensoria em Movimento segue em construção diária, então, nessa nova dinâmica nós estivemos hoje e ontem, para realizar um diagnóstico das demandas da comunidade para, em outubro, retornarmos ao bairro em maior estrutura já para lidar com casos específicos”, diz a defensora pública e assessora de Relacionamento Institucional, Amélia Rocha. A defensora explica que a demanda pela regulamentação das moradias foi diagnosticada com maior presença, mas outros setores devem ser acionados. Após este atendimento preparatório, a Defensoria em Movimento irá marcar uma nova data para retornar à comunidade ainda este ano. “O trabalho hoje e ontem foi preparatório e extrajudicial para identificar que tipos de demandas podemos encontrar aqui”.

Para a presidente do Conselho de Moradores do Parque Presidente Vargas, Maria Lúcia Fernandes, “a vinda da Defensoria Pública é muito importante para o bairro, para a comunidade. As pessoas necessitam disso. Têm muitas demandas aqui e o povo não sabe a quem recorrer, para onde ir. Às vezes eles me procuram e eu tento orientar da melhor forma”, disse.
 
O programa - Defensoria em Movimento é um programa da Defensoria Pública do Estado do Ceará que leva orientações jurídicas gratuita, interposição de ações judiciais e oficinas de de educação em direitos diretamente aos bairros de Fortaleza e cidades do interior. Para solicitar a ida do projeto ao bairro ou localidade, os moradores podem  – por meio de lideranças e associações comunitárias – mandar email para arins@defensoria.ce.def.br

WhatsApp Image 2018-08-24 at 14.32.29Opinião da comunidade - Para a presidente do Conselho de Moradores do Parque Presidente Vargas, Maria Lúcia Fernandes, “a vinda da Defensoria Pública é muito importante para o bairro, para a comunidade. As pessoas necessitam disso. Têm muitas demandas aqui e o povo não sabe a quem recorrer, para onde ir. Às vezes eles me procuram e eu tento orientar da melhor forma”, disse.