Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Manhã de sábado com atendimentos da Defensoria em Sobral

Publicado em

WhatsApp Image 2018-06-14 at 09.03.56

O Defensoria em Movimento percorreu 232 quilômetros e chegou à Sobral na manhã do sábado, 09. O projeto itinerante da Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou 75 atendimentos, gerou 17 petições iniciais, 34 ofícios, além de realizar um momento de educação em direitos para a população que compareceu ao Residencial Nova Caiçara, localizado na região norte cearense.

WhatsApp Image 2018-06-14 at 09.03.59“Percebemos uma adesão positiva da população que reside no bairro, principalmente porque percebemos que as pessoas que chegavam ao projeto, externavam um misto de alívio e felicidade. Muita gente, inclusive, perguntando quando haverá novamente e demanda de pessoas de bairros próximos. Nisso, percebemos o quanto é importante a ida da Defensoria Pública às comunidades, pois eles mesmos não têm informação suficiente para saber como proceder corretamente em algumas situações”, diz a defensora pública e supervisora da Defensoria em Sobral, Emanuela Leite. Os defensores públicos atuantes em Sobral, Igor Barreto, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, David Gomes Pontes, Francisco Edilson Loiola Filho, também integraram o evento e realizaram atendimentos e orientação jurídica. A defensora de Camocim, Sofia Frota, também realizou atendimentos.

“O Defensoria em Movimento em Sobral é um motivo de imensa alegria, pois vemos o fruto do Orçamento Participativo andar com pernas firmes, movimentando as políticas públicas. Conseguimos encaminhar várias demandas, acionando o sistema de justiça e levando ao judiciário apenas aquilo que precisa ser decidido pela justiça”, destacou a assessora de relacionamento Institucional, Amélia Soares da Rocha.

Durante o momento, a equipe multidisciplinar do programa “Laços de Família: Conhecer para Amar”, auxiliou e realizou atendimentos à população que comparecia ao local. Participaram duas assistentes sociais e uma psicóloga. Ainda foram enviadas quatro cartas-convites para que assistidos participem do programa, que tem o objetivo de, por meio de soluções extrajudiciais, a solução de conflitos nas ações de família.

WhatsApp Image 2018-06-18 at 11.02.24Ainda no período de atendimentos do Defensoria em Movimento, foi realizada a posse de quatro novos mediadores populares para atuarem no programa “Laços de Família”. Uma delas foi da advogada Nara Ribeiro, que fez o curso do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e logo após o término quis trabalhar com mediação. “Antes da seleção cheguei a procurar a Defensoria Pública de Sobral, por meio da Dra. Emanuela Leite, para ser voluntária, pois acredito muito no processo da mediação. Com a mediação, temos uma oportunidade de trazer as várias nuances do ser humano, por exemplo, e tentar resolver com diálogo”, disse.