Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Mariana Lobo tem o nome referendado por deputados para reconduzir a Defensoria

Publicado em

A Assembleia Legislativa votou e aprovou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (30/11), a recondução da defensora pública Mariana Lobo Botelho Albuquerque para o cargo de Defensora Pública Geral do Estado por mais dois anos. O projeto de decreto legislativo  nº 05/17, que formaliza a indicação, é de autoria da Mesa Diretora e atende a ofício enviado pelo governador do Estado, Camilo Santana.

A indicação da defensora Pública Mariana Lobo Botelho Albuquerque para ocupar novamente a cadeira de Defensora Geral do Estado do Ceará foi referendada pela maioria expressiva dos defensores, em pleito ocorrido em 5 de outubro.

Os deputados enalteceram o trabalho desenvolvido na Defensoria e confirmaram o nome de Mariana Lobo. Facultada a palavra ao deputado Ferreira Aragão, ele fez um retrospecto da lutas dos defensores públicos contando a história de uma perspectiva particular já que o irmão é defensor público em Sobral, Pedro Aurelio Ferreira Aragão. “Nada mais justo do que ela, Mariana Lobo Botelho Albuquerque para defensora publica geral do Estado do Ceará. É o reconhecimento pela luta dela, pela dedicação total. É justiça que se faz”, disse.

Mariana Lobo tem o nome referendado por deputados para reconduzir a Defensoria“Eu queria me somar a Vossa Excelência e externar meu apreço e admiração pela Defensoria Pública.  Voto com muita tranquilidade e aprovarei logo mais a indicação de Mariana e todo seu staff pelo trabalho desenvolvido”, disse o deputado Leonardo Pinheiro.  

Com a palavra, o deputado João Jaime fez seu depoimento. “Votar pela recondução da defensora pública Mariana Lobo é uma questão de reconhecimento pelo trabalho que ela faz à frente da Defensoria e o que ela já fez pela instituição. Eu que a acompanho desde a época que fui secretário no Governo Tasso posso dizer que é notória a evolução da Defensoria Pública. Você tem um marco muito claro de quando a Mariana assumiu a Defensoria e dai por diante e antes da Mariana. As lutas que ela mesmo travou, quando já no governo Cid, o que ela conseguiu, a autonomia e a equiparação salarial que dá a importância constitucional que a Defensoria tem. Hoje a Defensoria do Ceará é, sem duvidas, uma das mais atuantes de todos os Estados da federação”.

O deputado Odilon Aguiar apoiou a nomeação de mais defensores nas comarcas. Lembrou do município de Tauá, que ficou anos sem defensor público e hoje possui dois servidores para atender à população. “Que o Governo do Estado possa dar condições para ampliação e efetivação de mais defensores públicos para o interior cearense”, disse.

“A Dra Mariana é unaminidade pelo reconhecimento que esta casa deposita em sua pessoa, reconhecimento este que toda a classe, a grande maioria dos defensores públicos, nesta última eleição sufragou com mais de 70% do votos do colégio eleitoral. Isso demonstra o reconhecimento que esta mesma categoria tem pelo trabalho, dedicação e pelo empenho que ela teve durante sua gestão. Eu, como filho de defensor público, tenho hoje a verdadeira noção do que hoje o defensor público representa e pelo respeito que a sociedade deposita no segmento e isso passa, sobretudo, pelo trabalho de toda categora e, especialmente, pelo trabalho da Dra Mariana que desempenha naquela instituição”, Evandro Leitão.

O deputado Danniel Oliveira destacou também este trabalho. “É corriqueiro encontrar com a própria defensora e com sua equipe mostrando aqui todos os atos e ações, com muita transparência. Esta votação é o reconhecimento de um trabalho”, disse. A deputada Dra Silvana citou a “gestão humana” a frente da instituição. O deputado Audic Mota também ressaltou o empenho pelas melhorias da instituição, destacando o bom diálogo com os parlamentares. O deputado Fernando Hugo brincou que “os deputados iam votar vibrando e, em seu nome, davam um abraço todos os defensores“.

Alguns deputados lembraram projetos importantes da gestão. O deputado Walter Cavalcante destacou o Orçamento Participativo, “política republicana que escuta a população e vemos na Dra Mariana o empenho de tornar estas demandas sociais uma realidade”. O deputado Renato Roseno lembrou a Rede Acolhe, parabenizando a Defensoria como a única instituição que acolheu as recomendações do Comitê de Prevenção de Homicídios da Assembleia ao implantar o Rede Acolhe. “É um tempo de reconhecimento dos desafios futuros e que nós consigamos dotar esforços para dar a Defensoria os recursos necessários para universalização do acesso à justiça”.