Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Mega Arraiá da Integração recebeu cerca de 300 crianças e adolescentes em sua primeira edição

Publicado em

IMG_3610A noite da última terça-feira (16) foi de muita diversão, quadrilha, show de humor, comidas típicas e reencontros no Lar Santa Mônica, durante o Mega Arraiá da Integração, promovido pelo Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adepec). A instituição de acolhimento, voltada para meninas, recebeu cerca de 300 crianças e adolescentes de outros nove acolhimentos para um momento de integração e descontração.

IMG_3678Enquanto todos se divertiam, Edinete Lima, presidente da ONG Rede Adotiva, admirava a filha Erika, de 13 anos, brincar e matar a saudade dos colegas que estão acolhidos. Edinete estava no Mega Arraiá como voluntária e aproveitou o momento para agradecer e incentivar outras pessoas para a adoção. “Há seis anos me tornei mãe da Érika e hoje está sendo um dia especial, pois alguns colegas dela ainda estão acolhidos e eles puderam se reencontrar e matar a saudade. Aproveito para ajudar na festinha, como forma de agradecimento” destaca.

IMG_3685Os reencontros demonstraram ser uma característica comum e emocionante durante o evento. As adolescentes Gabriela* e Mariana*, ambas de 13 anos, correram para dar um abraço quando se avistaram. “Nós moramos juntas durante muito tempo, no mesmo abrigo, mas agora, a gente só se encontra nessas ações, quando reúne todo mundo” explicou Gabriela enquanto brincava com a amiga. Para o coordenador do  Lar Santa Mônica, Frei José Garcia Corcuera, a afetividade entre as crianças e os adolescentes precisa ser cultivada. “As meninas aqui do abrigo lembram sempre com muito carinho dos eventos que vão com as crianças das outras instituições. Portanto essas memórias boas precisam ser sempre cultivadas, bem como os momentos de descontração quem mudam a rotina de todos no abrigo”, comenta o coordenador.

IMG_3694O Mega Arraiá da Integração foi mais uma atividade do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, do Nadij,  que tem como objetivo promover uma ação em rede dos abrigos de Fortaleza, permitindo a troca de experiências, de convivência, a assistência jurídica das crianças e adolescentes, bem como a busca pela solução de problemas comuns das instituições. A defensora pública titular do Nadij, Ana Cristina Barreto destacou que essas atividades ajudam no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “A troca de experiências entre crianças e jovens da mesma idade é fundamental para manter um elo saudável e de amor entre todos. Além disso, foi muito gratificante ver tantas pessoas se mobilizando para a realização do evento”, declarou.IMG_3662IMG_3637