Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Modelo de atendimento aos jovens em conflito com a lei é debatido na Defensoria

Publicado em

O Núcleo de Atendimento Jurídico Especializado ao Adolescente em Conflito com a Lei da Defensoria Pública do Estado do Ceará participa do IX Café Restaurativo sobre “O atendimento da Defensoria Pública com enfoque restaurativo ao adolescente em conflito com a lei”. O evento acontece nesta terça-feira, dia 5 de abril, das 8h às 11 horas, na sede do Nuaja (Rua Tabelião Fabião, 144, Presidente Kennedy) e conta com a promoção da organização não governamental Terre des Hommes e apoio do Ministério Publico do Estado do Ceará. Participam do momento todos os defensores públicos do Nuaja, os que realizam atendimento na 5ª Vara e no programa Justiça Já.

De acordo com defensor público e supervisor do Nuaja, José Valter de Araújo, o encontro tem objetivo de realizar uma troca de experiência sobre o atendimento dos jovens em situação de vulnerabilidade, público da Defensoria, enfocando os princípios da práticas restaurativa, metodologia aplicada pela Terre des Hommes. “Queremos discutir modos e propostas para que o jovem, quando sair de uma unidade de internação, possa ser reinserido na sociedade. Temos convicção que o somatório de esforços com a Terre des Hommes vem contribuir com a Defensoria Pública indique caminhos ao poder público para este fim”, destacou o defensor público.

Dentre os assuntos a serem debatidos em grupo está a Justiça Juvenil Restaurativa, que se configura em transformar o modelo de justiça meramente centrado na punição, para um abrangente que privilegie a restauração dos vínculos individuais, sociais e comunitários de pessoas afetadas por um conflito, dano ou ato infracional e utiliza, através do diálogo, a construção de soluções e superação dos problemas enfrentados hoje no trato desta questão tão complexa.