Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Moradores do bairro Autran Nunes são atendidos na Defensoria em Movimento

Publicado em

IMG_9512

Durante os dias 30, 31 de outubro e 1o de novembro, o bairro Autran Nunes, em Fortaleza, recebeu o caminhão da Defensoria em Movimento e promoveu uma tarde de atendimentos diversos para moradores do bairro e adjacências. Ao todo, foram realizados 67 atendimentos. Demandas relacionadas ao direito de família – como divórcio, pensão e guarda – e acesso à medicamentos estiveram entre as mais buscadas no serviço itinerante da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Uma das assistidas que teve seus encaminhamentos realizados no caminhão foi a autônoma Aline Lima, de 33 anos. Ela chegou ao caminhão com uma pendência de medicamentos. “Tenho uma filha de dois anos de idade com autismo, e ela precisa de alguns medicamentos. Quando fui ao posto de saúde, a medicação foi negada, pois disseram que eu só podia ter acesso a partir dos cinco anos dela. Esse medicamento é muito importante pra minha filha pra que ela fique mais calma e possa fazer as terapias que ela precisa. Estou muito feliz que a defensora tenha me ajudado, porque ela me disse o que preciso juntar de documento para ir ao Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria, então, estou realmente agradecida”, relata emocionada.

Assim como Aline, a dona de casa Ana Paula Silva, de 38 anos, também tem filho autista. Mas o propósito dela foi solicitar auxílio jurídico para requer o auxílio de um cuidador em sala de aula. Ao saber saber do atendimento da Defensoria em seu bairro, ela se organizou para buscar orientações com um defensor público. “O projeto Defensoria em Movimento evitou que eu passasse muito tempo fora e andar para vários lugares em busca de informação. Meu filho não pode ouvir muito barulho e movimentação, porque não é acostumado, então é ruim pra ele. A defensora foi muito atenciosa, porque além de ter me explicado o que fazer, ela mandou um ofício pedindo uma cuidadora pro meu filho”, completa

Já a empregada doméstica Maria Marcilene dos Santos, de 50 anos, procurou o caminhão da Defensoria juntamente com o ex-companheiro, o padeiro Raimundo Nonato de Moura, de 54 anos. Os dois estão separados há 22 anos, mas só agora decidiram oficializar o divórcio. “Demorou esse tempo todo porque, mesmo separados, decidimos que queríamos cuidar dos nossos filhos juntos. Agora que o mais novo completou 22 anos, decidimos nos separar”, afirma Maria Marcilene. “O caminhão veio aqui na hora certa. Antes queríamos que os nossos filhos estivessem já adultos, e, por diversos motivos, não tínhamos ido atrás ainda. Mas agora deu certo. Já demos entrada e está tudo certo”, conta Raimundo.

Para o defensor público e assessor de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública, Eduardo Villaça, “os atendimentos no Autran Nunes foram bem sucedidos. Tivemos contato com a comunidade, tiramos dúvidas e fizemos diversos encaminhamentos durante os dias de atendimento”. “É preciso que a Defensoria esteja sempre nas comunidades com os moradores e com os assistidos, pois este é nosso papel: prestar nossos serviços aos que mais necessitam”, afirma o defensor.

Além do defensor público Eduardo Villaça, realizaram os atendimentos na Defensoria em Movimento as defensoras públicas Ana Kelly Nantua, atuante no Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) de Fortaleza, Monique Rocha Dias, que atua no Núcleo de Atendimento e Petição Inicial da Defensoria em Fortaleza, e Camila Vieira Nunes, atuante nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza.