Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Mutirão de atendimento aos consumidores marca inauguração de nova sede de núcleo especializado da Defensoria Pública

Publicado em

consumidor

No dia em que se comemora os 27 anos do Código de Defesa do Consumidor, a Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza um mutirão de atendimentos voltado à orientação do consumidor. Será nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, a partir das 8 horas,  e dedica-se a atender os consumidores que possuem problemas financeiros relacionados à cartão de crédito, dívidas decorrentes de empréstimos, juros abusivos e outros assuntos. O evento marca a inauguração de uma nova sede do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), na Avenida Pinto Bandeira, 499, bairro Luciano Cavalcante.

As novas instalações do Núcleo serão apresentadas pela defensora geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, pelo subdefensor Leonardo Antônio de Moura Júnior e pela coordenadora das Defensorias da Capital, Natali Pontes. O espaço permite que o Núcleo tenha atendimento especializado, com triagem, sala de mediação e espaço para contador. Para a defensora pública Rebecca Machado, supervisora do Nudecon, “o novo espaço proporciona mais qualidade ao atendimento do defensor público e uma comodidade maior para quem precisa recorrer à Defensoria. Já estamos funcionando nesse novo espaço há alguns dias e recebemos retorno dos assistidos de como eles se sentem mais acolhidos neste novo espaço. Além da melhora significativa do ambiente de trabalho do defensor ”, destaca.

A Defensoria Pública do Ceará atua na defesa do cidadão em situação de vulnerabilidade nas relações de consumo por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), tanto na seara individual quanto na coletiva. O número de consumidores endividados com financeiras e bancos na capital teve um aumento de 730% nos últimos três anos, saltando de 190 em 2014 para 1.388 no ano passado. Os dados são do Procon Fortaleza, contabilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça.

Em 2016, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecom) da Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou 3.154 atendimentos. Já neste ano, de janeiro a agosto de 2017, foram contabilizados 1.876 atuações. De acordo com a defensora pública Rebecca Machado, supervisora do Nudecon, os principais casos são relacionados a empréstimos com os bancos e cartão de crédito, incluindo juros abusivos e fraudes.

Para a defensora pública, os casos de endividados aumentaram devido à crise econômica e aos crescentes casos de desemprego. “O Nudecon registrou um aumento na demanda em relação aos superendividados durante todo o ano de 2016. Os principais casos foram relacionados às dívidas com os bancos e instituições financeiras, que muitas vezes possuem taxas de juros altas, bem acima da taxa média de mercado do Banco Central. Outro vilão para que o consumidor atinja um nível de endividamento alto é a concessão de crédito feita de forma irresponsável por parte do fornecedor. Nesta nova realidade, o consumidor, inexperiente para esse tipo de transação, acaba se colocando em situação de endividamento.

Com o mutirão realizado na nova sede do Nudecon, os consumidores poderão receber esclarecimentos sobre diversos tipos de contratos, a fim de entenderem melhor sobre como funcionam essas transações, assim como poderão receber informações sobre contratos já firmados”, complementa Rebecca Machado.

Serviço

Mutirão de Atendimento e inauguração do Núcleo de Defesa do Consumidor

Data: 11 de setembro de 2017

Horário: A partir de 8 horas.

Local: Núcleo de Defensa do Consumidor (Nudecon) – Avenida Pinto Bandeira, 499, bairro Luciano Cavalcante.