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Novos estagiários do Programa Primeiro Passo iniciarão atividades nos órgãos da DPGE no Interior do Estado

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A partir desta quarta-feira (1º), 44 novos estagiários do Programa Primeiro Passo, desenvolvido em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), desde 2012, iniciarão suas atividades junto aos órgãos da Defensoria Pública no Interior do Estado.

Segundo o defensor público Carlos Levi Costa Pessoa, o projeto incentiva o estudante a ter o primeiro contato com o mercado de trabalho. Além disso, os estagiários recebem meio salário mínimo e auxílio transporte. “No interior, o contrato é de um semestre, já na Capital é de um ano. Podem participar alunos entre 16 e 24 anos, matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas”, explica.

Os estudantes são distribuídos de acordo com o nível de demanda dos setores e suas funções são de auxiliar os defensores públicos nas atividades administrativas do setor, tais como atendimento e produção de documentos e ofícios. Eles são acompanhados pelos supervisores do núcleo em que eles são inseridos e devem preencher uma folha de frequência, que deve ser entregue a cada fim do mês.

O programa Primeiro Passo está em seu terceiro ano de realização na Defensoria Pública no Interior do Estado e, para participarem, os alunos se inscrevem e, então, são entrevistados pelodefensor responsável pela comarca.

O projeto foi criado visando oferecer oportunidade para os jovens que não conseguem facilmente ingressar em estágios de empresas privadas ou públicas e como forma de qualificá-lo melhor para o mercado de trabalho, possibilitando a criação de competências duráveis em 100% dos jovens participantes do projeto, focalizando aspectos relevantes para a melhoria da qualidade, autodesenvolvimento e potencialização de vocações e missões pessoais para a construção de uma sociedade mais digna.