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Núcleo Central de Atendimento supera expectativa de público no primeiro dia de atendimento de 2016

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Na manhã dessa quinta-feira (7), a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE) reabriu o atendimento aos assistidos, após o período de recesso, quando a instituição manteve esquema de plantão com defensores públicos atendendo especialmente às situações de urgência.

Mesmo com o clima chuvoso, o público superou as expectativas. Desde novembro, a média de atendimentos no Núcleo Central de Atendimento (NCA) cresceu cerca de  40%, chegando a um total de 300 atendimentos por dia, como aponta Andréa Rebouças, supervisora do Núcleo Central de Atendimento (NCA). O aumento se deve ao recesso nos Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ), vinculados às faculdades de Direito, tanto na capital como no interior, que ainda não retornaram ao pleno funcionamento devido às férias estudantis.

Como funcionam os atendimentos

O atendimento no Núcleo Central de Atendimento (NCA) funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com distribuição de senhas a partir das 7 horas da manhã até as 14. Nove guichês realizam a triagem dos processos e depois encaminham, de acordo com a necessidade, para outros setores de atendimento como o serviço social, ofício, petição inicial e racionalização de atendimentos, além dos núcleos especializados: Núcleo de Defesa do Consumidor, Núcleo do Idoso, Núcleo da Conciliação, Núcleo de Defesa da Saúde – NUDESA, Núcleo de Atendimento Jurídico Especializado ao Adolescente em Conflito com a Lei – NUAJA, Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, Núcleo de Habitação e Moradia, Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – NUDEM, Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório – NUAPP, Núcleo Especializado em Execuções Penais – NUDEP, Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude – NADIJ.

Além do NCA, a Defensoria Pública busca descentralizar o atendimento em sua sede principal com o intuito de ampliar e facilitar cada vez mais o acesso à justiça. Por isso, conta com os Núcleos do João XXIII,  Mucuripe e Tancredo Neves.

Os núcleos mais procurados são para os casos que envolvem assuntos familiares, defesa do consumidor e saúde. É o caso da doméstica Rita Cirilo que buscou uma solução para o caso da mãe com câncer que necessita ser alimentada por sonda, recomendada quando há dificuldade do paciente para engolir os alimentos ou quando o paciente não quer se alimentar devido à falta de apetite. Orientada pela equipe médica a procurar a Defensoria, Rita conseguiu atendimento, sendo direcionada ao NUDESA que dará andamento ao pedido promovendo o acesso à Justiça.

Luana Caroline Gomes, operadora de caixa, veio à Defensoria para dar entrada ao processo de divórcio e pensão alimentícia. Ela chegou às 6h da manhã e encontrou uma fila de 20 pessoas, mas não desanimou. Às 9h:20 já estava de saída e sorridente “Eu recomendo o serviço, o atendimento foi rápido diante do número de pessoas”.

Conheça o Alô Defensoria 129
Para o ter informações sobre os serviços, a Defensoria Pública possui um número telefônico gratuito que funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O objetivo é oferecer orientações e informações sobre a documentação necessária e locais de atendimento. O número é 129 e as ligações podem ser feitas apenas de telefones fixo ou público.