Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Núcleo da Saúde da Defensoria participa de vistoria em hospitais públicos

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), visitou nesta segunda-feira (25) o Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira (Frotinha de Parangaba). A ida marca o início de uma série de visitas que serão realizadas durante o mês de abril e maio aos principais hospitais públicos estaduais e municipais, no intuito de apurar as condições de atendimento, estrutura física, recursos humanos com respectivos vínculos de trabalho, obras em atraso, além das condições de equipamentos, manutenção e aplicação de recursos financeiros. As visitas fazem parte de uma iniciativa da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará. nORNAdro

A defensora pública e supervisora do Nudesa, Silvana Matos Feitoza, disse que a visita é uma forma de efetivar os direitos do cidadão que utiliza o serviço público de saúde, além de criar um canal de comunicação direto entre a Defensoria Pública e estes hospitais: “É importante participarmos destas visitas para vermos a realidade dos nossos assistidos e lutarmos por isso. Hoje constatamos que, após o término das obras do Frotinha, serão aproximadamente 170 leitos a mais no hospital que irão auxiliar a população. As visitas visam oportunizar  as demandas diárias que chegam ao Núcleo de Saúde da Defensoria Pública, consolidando o direito dos assistidos”.

As idas contam também com a presença de representantes da Procuradoria da República no Ceará, Tribunal de Contas do Estado e dos Municípios, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas da União, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza, Sindicato dos Médicos, Vigilância Sanitária e Sindicato dos Trabalhadores do Serviço de Saúde de Fortaleza.

Após o término das visitas, será produzido um relatório das condições gerais de cada hospital visitado e esse documento será apresentado no dia 20 de junho para os representantes da Secretaria de Saúde no Estado e do Município, por meio de uma audiência pública no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, das 8h às 18h.