Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Núcleo do Idoso realiza visita em instituições de longa permanência para idosos

Publicado em

nucleo do idoso

A Defensoria Pública Geral do Ceará, em parceria com o Ministério Público do Estado, iniciou uma série de visitas e atendimentos nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) em Fortaleza. A primeira aconteceu nesta segunda-feira (07 de março) na Casa de Nazaré. Nesta terça, dia 8 de março, às 14 horas, a comitiva visitará a Casa São Vicente de Paula e na próxima quinta-feira (10.03), o Lar Torres de Melo. No próximo dia 15, as visitas ocorrerão no Recanto Sagrado Coração. No dia 17, será inspecionada a Unidade de Abrigo dos Idosos da STDS. As visitas acontecem sempre às 14 horas e vão até o dia 31 de março. Participam da ação as defensoras públicas Sâmia Costa Farias e Ana Carolina Neiva G. Ferreira Gomes, acompanhadas dos promotores de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara e Magda Kate e Silva Ferreira Lima.

Uma das diretrizes da Política Nacional do Idoso é a priorização do atendimento do idoso e, quando desabrigados e sem família, deve o Estado prestar uma assistência asilar condigna. Além disso, o Estatuto do Idoso assegura o atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e, eventualmente, conveniadas com o poder público nos meios urbano e rural.

A Defensoria Pública do Ceará garante, por meio do Núcleo do Idoso, atendimento especializado e prioritário para o cidadão acima de sessenta anos, atuando em todas as esferas da vida civil do idoso, de forma a concretizar seus direitos, com especial ênfase para as questões ligadas à saúde, família e propriedade.

Confira abaixo o cronograma completo:

Dia 8 de março – Casa São Vicente de Paula – Rua Antônio Augusto, 2346

Dia 10 de Março – Lar Torres de Melo – Rua Júlio Pinto, 1832 – Jacarecanga

Dia 15 de março – Recanto Sagrado Coração – Avenida da Universidade 3106

Dia 17 de março – Unidade de Abrigo dos Idosos da STDS – Avenida Olavo Bilac, 1280.

Dia 21 – Lar Três Irmãs – Rua Gustavo Braga, 140

Dia 22 – Liga de Assistência Evangélica Érico Mota (LEA) – Rua Idelfonso Albano, 2400

Dia 24 – SPA Saúde e Vida – Rua Oliveira Filho, 1700

Dia 28 – Lar de Amparo ao Idoso Aconchego Santa Terezinha – Rua Santa Catarina, 230-B

Dia 29 – Lar Santa Barbara – Rua Napoleão Laureano, 360

Dia 31 – Abrigo de Idosos Nossa Senhora das Graças – Rua Francisco Severino, número 240