Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Núcleo do João XXIII sedia primeira edição do I Outubro do Idoso

Publicado em

DSC_5105

A semana começou com serviços gratuitos para a comunidade do bairro João XXIII. Orientações jurídicas, corte de cabelo, massagem, além de aferição da pressão arterial e IMC marcaram a primeira edição do I Outubro do Idoso, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará e Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec). Houve ainda recital literário, palestra com geriatra e roda de conversa sobre higiene e cuidados da pessoa idosa. A ação aconteceu no Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública do bairro João XXIII e contou com apoio da Unimed Ceará, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A expectativa era grande para quem aguardava o início das atividades. A aposentada Margarida Antônia de Sousa, de 83 anos, faz parte do grupo de idosas que se reúnem semanalmente no bairro para atividades de dança. “Eu gosto muito de ir a eventos como este, gosto de ter contato com as pessoas, de conhecer gente, só de estar aqui já me sinto feliz e sempre aproveito os serviços também. Hoje eu vou cortar o cabelo, fazer massagem e tudo mais que tenho direito! Também quero saber de uma dúvida: tenho uma cirurgia de catarata para fazer e não sei nada sobre essas burocracias. Mas hoje eu resolvo isso”, destacou.

DSC_4933

O I Outubro do Idoso marcou o lançamento da cartilha sobre a Saúde do Idoso – Guia de Direitos, uma publicação da Defensoria Pública, em parceria com a Adpec. De acordo com Ana Carolina Gondim, supervisora do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública do Estado e conselheira da Adpec, a Defensoria Pública tem feito um trabalho intenso para efetivar os direitos previstos no Estatuto do Idoso, sanar as violações de diretos e promover a justiça. “Este ano, lançamos uma campanha importante sobre o uso de transporte pela Terceira Idade, batizada de Idosos Primeiro. Agora, em outubro, focamos na questão da saúde do idoso, um dos pontos que temos percebido um crescimento no atendimento”, afirma a defensora pública.

DSC_5007 Além dos serviços, a solenidade contou com uma homenagem ao mediador comunitário Ribeiro Rocha, atuante no Núcleo Descentralizado do João XXIII e que faleceu no dia 30 de setembro. O defensor público Fernando Régis Freitas de Carvalho falou sobre o colaborador. “Tive a oportunidade de conviver com ele, durante mais de quatro anos, e aprendi demais. Eu sei fazer petição, mas auxiliar nesse entendimento entre as partes quem me ensinou foi ele, não foi professor, não foi faculdade e nem pós-graduação, mas a convivência na prática com quem entende sobre o outro. Ele nos deixou, mas plantou essa semente para os outros mediadores da importância de mediar e solucionar os conflitos”, destacou.

Estava presente na ação a coordenadora da Coordenadoria das Defensorias da Capital, Natali Massilon Pontes, que estava na ocasião representando a administração da instituição e falou sobre a importância do evento. “A Defensoria está sempre de portas abertas para conscientização e efetivação de direitos”, acrescentou a defensora pública.

Atendimento no Interior

Os atendimentos direcionados aos idosos também aconteceram no Núcleo da Defensoria Pública em Juazeiro do Norte nos dias 3 e 4 de outubro com orientações nos veículos de comunicação local acerca dos direitos previstos na respectiva legislação, bem como ressaltando as principais áreas de atuação da Defensoria Pública. Já no dia 04 de outubro, o Núcleo da Petição Inicial acolheu assistidos idosos, com um café da manhã e palestra ministrada pela defensora pública Nadinne Sales Caloou Esmeraldo Paes, que também versou sobre o Estatuto do Idoso, havendo na sequência apresentação da cordelista Socorro Lustosa e distribuição de brindes.

Núcleo do Idoso

Diariamente, a Defensoria, localizada no bairro Luciano Cavalcante, recebe homens e mulheres, com idade superior aos 60 anos que buscam efetivar seus direitos nas áreas mais diversas como consumidor, saúde, habitação e família. “Também cabe à Defensoria o resguardo na questão da violência contra o idoso. Somente até agosto, quase superamos a procura por atendimento do ano passado com 2.390 atuações, quando, em 2015, foi de 2.488 atuações”, completa Ana Carolina. Igualmente, o Núcleo da Saúde (Nudesa) tem registrado aumento de procura. Somente este ano, o Nudesa contabilizou 2.175 atuações até junho. De 2013 a 2015, foram 9.573 atuações, sendo 3.946 ações judiciais contra Estado, municípios e planos de saúde, em Fortaleza. Entre as solicitações mais comuns na área de saúde, o cidadão procura a justiça para ter acesso à alimentação especial, medicamentos, exames, cirurgias, consultas médicas, leitos em UTI, tratamentos para dependentes químicos, aparelhos e próteses.