Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Núcleos da Defensoria no Crato e Barbalha realizam formação para mediadores comunitários

Publicado em

mediacao

“Nós que trabalhamos com o público precisamos ter noção de mediação e conciliação. Eu acredito que a formação vai ser essencial para conhecer as diferenças entre ambas as coisas. Vai ser muito bom pra ter noção de comunicação não violenta e imparcialidade na hora de lidar com o nosso público. Tenho certeza que será uma experiência muito gratificante”, comenta a estudante de psicologia, Nayara Pereira de Souza, de 22 anos, que estagia há um ano no núcleo da Defensoria Pública no Crato. Ela e mais 19 estudantes de Psicologia e Direito participarão do Curso de Formação e Aperfeiçoamento em Conciliação e Mediação de Conflitos, que busca capacitar estagiários e colaboradores para atuar na Defensoria Pública no Crato e em Barbalha, atendendo exigência do Novo Código de Processo Civil, que estabelece a obrigatoriedade dessas audiências de composição como etapa processual.

A formação será realizada nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, de forma conjunta pelos defensores públicos Janayna Lima Sales Nobre, Paulo Wendel Carneiro Bezerra e Aline Maria Rodrigues Duarte, no auditório da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE), subseção Crato. O curso abordará o direito de acesso à justiça e os meios alternativos de solução de conflitos, além de ferramentas de comunicação e negociação colaborativa. Os mediadores comunitários atuarão como protagonistas em ações preventivas, além de promover a participação da comunidade na solução dos seus próprios conflitos.

Para a defensora pública Janayna Lima Sales Nobre, “a capacitação é importante para que se amplie o conhecimento sobre justiça colaborativa. Para atuar como mediadores, eles precisam conhecer o que é mediação, conciliação e as ferramentas para se comunicarem de forma clara com nosso público. Nosso objetivo é que, através disso, possamos fortalecer parcerias com a comunidade”, finaliza.

Confira a programação:

17/02/2017 Horário: 8h as 12h.

Temas:

1- O direito de Acesso à Justiça:
As ondas renovatórias de acesso à justiça.
A Defensoria em sua missão de acesso à Justiça.
Os meios alternativos de solução de conflitos.
A Defensoria Pública e os Meios Alternativos na resolução de Conflitos.

2- Mediação de Conflitos.
Conceito
Negociação Colaborativa- Técnicas da Escola de Havard
Ferramentas de Comunicação.

3- Comunicação não violenta.

4- Conciliação.

5- Elaboração do Acordo, caso haja mediação ou Conciliação.