Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudem Cariri integra programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres na região

Publicado em

mulher 1

Com a intenção de promover uma capacitação para um atendimento sensível e especializado às mulheres vítimas de violência, o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Ceará no Cariri realizará, no próximo dia 6, dois momentos de capacitação para defensores públicos, colaboradores e estagiários da Defensoria Pública e advogados. Os eventos foram pensados em articulação com o Movimento de Mulheres do Cariri, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Crato, com a OAB de Juazeiro do norte e Centro de Referência da Mulher dos dois municípios e integram a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, organizado pela sociedade civil. Pela manhã, às 8h, o evento será realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção Crato e durante a tarde, às 14h, a OAB de Juazeiro do Norte receberá a palestra.

O evento que é aberto ao público também tem o objetivo de promover e compartilhar experiências do Nudem junto à advogados, que também acabam por realizar atendimentos com vítimas de violência e agressores e Direito de Família. “Faremos um evento aberto ao público, mas com foco em advogados e advogadas e funções essenciais à justiça. O objetivo do evento será sensibilizar esses profissionais, que trabalham no sistema de justiça, de qual melhor abordagem para atendimento dos envolvidos no conflito de violência doméstica familiar. O que é importante no atendimento do autor da violência e da vítima? Essa é uma pergunta que tentaremos responder no evento”, explica o defensor público e supervisor do Nudem Cariri, Rafael Vilar.

A sensibilização também diz respeito às demandas que chegam e atuam de forma indireta com a questão da violência doméstica, como no Direito de Família, por exemplo. Ações de guarda, divórcio, pensão alimentícia, regulamentação de visita também podem acompanhar um cenário de violência, como explica Vilar. “Há um pano de fundo em que pode acontecer que os protagonistas dessas ações sejam uma vítima de violência doméstica ou um homem agressor. Quando você é um profissional que está sensibilizado para atender de forma adequada, não simplesmente sendo uma relação de perder ou ganhar, você tem a possibilidade de trazer um novo olhar sobre aquela violência”, diz.

Nudem Cariri – O núcleo especializado é uma conquista da sociedade civil, solicitado no Orçamento Participativo e instalado em meados de 2018. Em janeiro deste ano, o Nudem diagnosticou dados preliminares das violências vividas pelas assistidas. Cerca de 30% das mulheres que buscaram o equipamento, instalado no Crato, entre junho e dezembro de 2018, vivenciaram violência doméstica por mais de 10 anos. Em alguns casos, quase 20 anos antes de conseguirem denunciar e buscar assistência jurídica, psicológica e social da Defensoria Pública. O levantamento contou com a participação de 66 mulheres.

Serviço
Dia: 06/12
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção Crato – às 8h
Av. Perimetral Dom Francisco, 380 – Pinto Madeira, Crato – CE, 63101-096

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção Juazeiro do Norte – às 14h
Rua Manoel Pires, 555, Lagoa Seca