Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudem Cariri realiza palestra para estudantes de escola pública

Publicado em

Dando continuidade a campanha Mundial 16 Dias de Ativismo Contra à Violência de Gênero. o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) do Cariri, realizou uma palestra na Escola de Ensino Fundamental Raimundo Nonato de Souza, no distrito de Dom Quintino, no Crato, para professores,  funcionários da escola e alunos das turmas de 7°, 8° e 9° ano, abordando a violência contra a mulher, dia último dia 22.

nudem caririA palestra foi articulada pelo defensor Rafael Vilar Sampaio,  titular do Nudem Cariri, com o apoio de assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência da Mulher do Crato. Para o defensor, a ação produz bons resultados a médio e longo prazo, em um trabalho preventivo contínuo. “Nós percebemos também que há um grande número de mulheres que  passam anos submetidas a essas situações, por não ter consciência de que são vítimas, então a educação em direitos é fundamental. Se queremos mudar uma cultura, temos que começar pelas escolas”, explica o defensor público sobre o papel da educação.

nudem cariri1Saiba mais sobre a Campanha 16 Dias de Ativismo – De alcance mundial, o movimento iniciou em 1991, quando mulheres de países diferentes tiveram iniciativa por meio do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL) de instituir uma campanha mundial. O intuito foi promover debates e denúncias sobre as várias formas de violência contra a mulher em diversas partes do mundo. Hoje, a campanha tem adesão de 160 países. No Brasil, teve início em 2003 a partir do dia 20 de novembro. Conforme estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o quinto maior índice de feminicídios do mundo. O número de assassinatos atinge uma marca de 4,8 para cada 100 mil mulheres.