Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudem participa de roda de conversa com jovens de escola no bairro Vicente Pinzón

Publicado em

jeritzaLevar informações aos jovens sobre os direitos das mulheres em situação de violência doméstica. Este foi o objetivo da palestra ministrada pela defensora pública supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem), Jeritza Braga, na tarde desta quinta-feira (7), na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Back, no bairro Vicente Pinzón. A defensora pública e a equipe psicossocial realizaram uma roda de conversa com cerca de 50 estudantes.

Os jovens com idades entre 15 a 20 anos esclareceram suas dúvidas e receberam orientações sobre os relacionamentos abusivos, a Lei Maria da Penha, a atuação da Defensoria Pública e os diferentes núcleos da instituição. De acordo com a defensora, os estudantes estavam interessados no assunto e desenvolveram várias perguntas. “Foi um momento muito rico, pois percebemos o interesse dos jovens em relação aos seus direitos, como conseguir assistência na Defensoria e quais as matérias eles precisam estudar mais para entrar na profissão” destacou a defensora.

A equipe psicossocial da Defensoria, composta por Monalisa Daniela Pereira e Úrsula Goes, falaram sobre como identificar relações abusivas, os traumas psicológicos que a violência doméstica pode causar e onde procurar ajuda. Após a conversa, alguns alunos tiveram atendimentos individualizados e receberam orientações da equipe. “Foi muito satisfatório levar conhecimento e a Defensoria Pública até esta comunidade. Além de termos conseguido aguçar a curiosidade deles, fomos convidados pelos próprios alunos para voltar futuramente a escola”, ressaltou a supervisora do Nudem.

Sobre o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher Nudem – Atua na defesa dos direitos da mulher, no requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e no encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município, oferecendo ainda educação em direitos, orientação jurídica e ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso. A nova sede do Nudem fica localizada no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (Rua Meton de Alencar, s/n – esquina com Avenida General Sampaio).

Contato: (85) 31012259/ (85)32787192