Principal > Notícia > Nudem participa de roda de conversa com jovens de escola no bairro Vicente Pinzón

Nudem participa de roda de conversa com jovens de escola no bairro Vicente Pinzón

8 de junho de 2018

jeritzaLevar informações aos jovens sobre os direitos das mulheres em situação de violência doméstica. Este foi o objetivo da palestra ministrada pela defensora pública supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem), Jeritza Braga, na tarde desta quinta-feira (7), na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Back, no bairro Vicente Pinzón. A defensora pública e a equipe psicossocial realizaram uma roda de conversa com cerca de 50 estudantes.

Os jovens com idades entre 15 a 20 anos esclareceram suas dúvidas e receberam orientações sobre os relacionamentos abusivos, a Lei Maria da Penha, a atuação da Defensoria Pública e os diferentes núcleos da instituição. De acordo com a defensora, os estudantes estavam interessados no assunto e desenvolveram várias perguntas. “Foi um momento muito rico, pois percebemos o interesse dos jovens em relação aos seus direitos, como conseguir assistência na Defensoria e quais as matérias eles precisam estudar mais para entrar na profissão” destacou a defensora.

A equipe psicossocial da Defensoria, composta por Monalisa Daniela Pereira e Úrsula Goes, falaram sobre como identificar relações abusivas, os traumas psicológicos que a violência doméstica pode causar e onde procurar ajuda. Após a conversa, alguns alunos tiveram atendimentos individualizados e receberam orientações da equipe. “Foi muito satisfatório levar conhecimento e a Defensoria Pública até esta comunidade. Além de termos conseguido aguçar a curiosidade deles, fomos convidados pelos próprios alunos para voltar futuramente a escola”, ressaltou a supervisora do Nudem.

Sobre o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher Nudem – Atua na defesa dos direitos da mulher, no requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e no encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município, oferecendo ainda educação em direitos, orientação jurídica e ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso. A nova sede do Nudem fica localizada no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (Rua Meton de Alencar, s/n – esquina com Avenida General Sampaio).

Contato: (85) 31012259/ (85)32787192