Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudem realiza programação alusiva à mulher com educação em direitos e retirada de documentos

Publicado em

IMG_1184
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública vem realizando ações que promovem o empoderamento da mulher. Durante os dias 03 e 04 de março, o Caminhão da Cidadã, projeto viabilizado em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), esteve estacionado em frente à sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Os dois dias somaram 81 atendimentos à população, com demandas de primeira e segunda via do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Durante toda a semana, o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Defensoria Pública realizou uma série de ações em diversos núcleos especializados da instituição, como educação em direitos, para tratar de questões que englobam a temática da violência contra as mulheres. A programação é em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública. Os núcleos visitados foram Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), Núcleo Central de Atendimento (NCA), Defensorias de Família e Criminal, no Fórum Clóvis Beviláqua. No dia 06 de março haverá o encerramento das atividades com um evento que contará com exposições, debates e apresentações culturais, na Casa da Mulher Brasileira.

Nesta terça-feira, 03, a blitz educativa esteve no NCA e os defensores públicos atuantes no núcleo distribuíram panfletos e explicaram sobre o objetivo dessa ação em alusão ao Dia da Mulher, principalmente sobre o trabalho que o Nudem realiza. “Nós temos três defensores públicos atuando nessa temática e uma equipe disciplinar formada por psicóloga e assistente social, então atuamos na representação judicial dessas mulheres e paralelo a isso também realizamos um trabalho de suma importância, que a própria lei maria da penha determina, que é a prevenção da violência doméstica e a repressão dessa violência”.

A autônoma Azeneide Oliveira chegou ao Nudem com dois boletins de ocorrência e explica que o fator que a levou a pedir o divórcio foram as violências físicas. “Primeiro foi a violência verbal, e depois a violência psicológica, dizendo que se eu saísse de casa eu não teria direito a nada e que faria da minha vida um inferno e por conta disso, surgiram as agressões físicas. No Nudem eu pude ter ajuda e informações”, afirma.

Exercendo a Cidadania – A dona de casa Maria Ivanilda, 41 anos, estava em uma mercearia próxima à Defensoria Pública quando soube do Caminhão. “Eu vi o panfleto e peguei as informações. Pra mim foi ótimo, porque fiz a primeira via do RG do meu filho, de 11 anos, e ainda resgatei o CPF dele, que eu precisava”. A facilidade veio justamente pela proximidade de casa, fazendo com que a dona de casa não precisasse se deslocar para um local mais longe. “Não precisei pegar fila, nem andar demais, por ser próximo à minha residência. Os atendentes foram atenciosos e muito rápidos, tanto para atender, quanto para tirar dúvidas. Muito boa mesmo essa ação, pois agiliza nosso dia e resolve tudo de forma eficiente”, ressalta.

Para a atendente Mariana Karen, 38 anos, a ação chegou em boa hora, já que precisava da segunda via de sua identidade. “Meu esposo passou por aqui, pela avenida Pinto Bandeira, viu o caminhão, pegou todas as informações e me passou”. Mariana conta que mora próximo ao Vapt-Vupt do bairro Messejana, mas que, por conta da espera e agendamento, preferiu o atendimento do Caminhão da Cidadã. A facilidade de atendimento foi o mesmo motivo que levou Amanda Alvarenga, mãe de três meninos, a buscar os serviços viabilizados pela Defensoria Pública. “Consegui realizar o pedido da primeira via do RG dos meus dois filhos mais velhos, de 8 e 5 anos, e foi incrivelmente rápido. O tempo que eu esperaria para agendar e depois receber seria bem maior, então foi muito vantajoso pra mim e minha família”.

A defensora pública Jeritza Braga, supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Defensoria Pública, Nudem, explica que a ação do Caminhão da Cidadã tem intuito de viabilizar e fortalecer os direitos das mulheres. “Nós temos sempre que lembrar que – apesar de ser uma data para celebrar as conquistas que as mulheres já tiveram, como o acesso a documentos pessoais, econômicas e políticas – temos que permanecer em luta cotidianamente, porque muito ainda há o que fazer para a defesa dos direitos de cada uma de nós”.

A advogada Gabriela Pereira, 25, conta que precisava refazer sua identidade, pois já estava antiga e sua mãe viu o Caminhão estacionado na Defensoria Pública e passou as informações. “Moro pertinho daqui, então a vinda do Caminhão me ajudou bastante e creio que muitas mulheres e mães, que passaram por aqui e puderam ter seus documentos agilizados. Uma iniciativa muito feliz para a população em comemoração ao Dia da Mulher”, disse.

Os documentos retirados na ocasião estarão disponíveis em datas pré-agendadas para os solicitantes na sede Defensoria Pública do Estado.