Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudep realiza balanço de atendimentos no IPPOO 2

Publicado em

13240038_1090542871009993_8945114482616094576_n

Durante esta semana, o Núcleo Especializado em Execuções Penais (Nudep) realizou aproximadamente 400 atendimentos durante a força tarefa de revisão processual dos internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga. O atendimento aconteceu durante os dias 16 a 19 de maio e foi direcionado aos internos com processos na 1a Vara de Execução Penal do Fórum Clóvis Beviláqua. Os demais internos da unidade, advindos de outras comarcas ou varas, também receberam o atendimento intensivo da DPGE.

Dentre os assistidos, um caso que chamou a atenção dos defensores públicos. “Um dos internos que atendemos já tinha recebido o direito para o regime aberto em outubro de 2015 e somente hoje, sete meses, por causa desta atuação, ele finalmente foi liberado. A revisão processual de cada preso é importante para diminuir um pouco a população carcerária e tentar eliminar algumas prisões ilegais que persistem”, destacou Flávia.

Cinco defensores públicos do Nudep, além de colaboradores e estagiários, estão envolvidos na atividade. “Concentramos esforços para analisar os processos da 1a Vara de Execução Penal porque, na semana passada, aconteceu o programa Justiça no Cárcere, que atendeu os internos da 2a e 3a Varas de Execução Penal. Na ocasião, 171 assistidos tiveram algum benefício, como prisão domiciliar ou progressão de regime concedido pela Justiça”, destacou.

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará apoia os mutirões de atendimento da DPGE nas unidades prisionais, fornecendo a estrutura necessária ao trabalho dos defensores públicos.