Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudep realiza força-tarefa em presídio de Pacatuba

Publicado em

IMG_4350A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Execução Penal (Nudep), está realizando do dia 19 ao dia 22 de fevereiro uma força-tarefa para análise de processos e atendimento aos familiares de internos na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo localizada no município de Pacatuba.

“Nós, defensores, nos programamos para fazer uma força tarefa de atendimento do Núcleo de Execução Penal aos internos da unidade Francisco Hélio Viana, da Pacatuba. Durante essa semana, nós utilizamos o caminhão do Defensoria em Movimento para fazer a análise de processos do lado da administração da unidade para facilitar a juntada de documentação com os pedidos que estamos fazendo. Quando saem os pedidos ao judiciários já juntamos as certidões carcerárias para agilizar a decisão do juiz e abreviar os benefícios que os internos têm direito”, explica a defensora pública e supervisora do Nudep, Marylene Gomes Venâncio.

A vendedora Marcisa Mesquita de Sousa ressaltou a importância de uma ação como essa. “Como eu trabalho, eu tenho que faltar meu emprego para ir ao Fórum ver como está o processo do meu marido. Hoje consegui tirar dúvida aqui e isso facilita, pois eu venho para a visita e já falo com a defensora, vejo como está a situação dele e não me prejudico no meu trabalho”, disse Marcisa Sousa.
IMG_4340
A unidade possui capacidade para 500 internos e atualmente possui 586 divididos em 410 em regime fechado, 147 em regime semi-aberto, 10 em situação híbrida, ou seja, que respondem processos como condenados e também como provisórios, além de 19 internos em situação provisória de prisão.

Os atendimentos estão sendo realizados dentro da unidade móvel que da Defensoria Pública, que consiste em um caminhão-baú equipado com cinco computadores, ar-condicionado, internet e uma pequena copa que está estacionado no estacionamento da unidade prisional.