Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudesa ajuíza ações em prol de pacientes da rede pública de Itapajé

Publicado em

IMG_3571

As demandas de moradores de Itapajé relativas à saúde também são objeto de ação no Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Nudesa). Nesta terça-feira (16), servidores do município vieram até o Núcleo com objetivo de garantir na justiça o direito dos pacientes à alimentação, fraldas e medicamentos. As ações são ingressadas para que o Estado forneça os itens de subsistência a quem faz tratamento pela rede pública de saúde de Itapajé.

A iniciativa partiu da enfermeira Virlene Sousa, que trabalha no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) em Itapajé, que atende a pacientes em estado mais debilitado. À ela, juntou-se o médico Bruno Gomes, que também atua pelo SAD. Ao ir nas casas dos pacientes, eles percebiam a ausência de insumos básicos, já que o município não tinha condições financeiras para arcar com o fornecimento. “Pesquisando, descobrimos o Nudesa, vimos a documentação necessária e entramos em contato para saber como auxiliar os pacientes. No ano passado, trouxemos todos os documentos necessários para fornecer os insumos para cinco pacientes e fomos rapidamente atendidos. Hoje, trouxemos o pedido para mais três”, conta a enfermeira.

IMG_3551A viagem à Fortaleza também serve para buscar insumos já autorizados pelo Estado, a partir de pedido feito anteriormente pela Defensoria Pública. “Sempre que admitimos pacientes novos no serviço de atenção domiciliar, verificamos in loco a situação. Caso precisem de algum medicamento, fralda, alimento ou outro insumo, já fazemos todo o protocolo para reunir a documentação deles. Muitos não podem vir a Fortaleza pela dificuldade de locomoção e por não terem com quem deixar os pacientes, já que eles fazem a terapia em casa”, explica o médico Bruno Gomes.

Para a defensora pública Karinne Matos, titular do Nudesa, o contato com os profissionais de saúde dos municípios ajuda a garantir o direito à saúde. “Em Itapajé, não há defensor público em atuação, e a resolução do Nudesa diz que nós podemos atuar nesses casos. Nós orientamos sobre a documentação necessária e, como eles são da área da saúde, eles providenciam todos os laudos. Aqui ingressamos judicialmente”, explica. Segundo a defensora, o atendimento reforça que a Defensoria Pública está atenta às demandas da população. “É a importância da Defensoria Pública na construção do entendimento de que as pessoas têm direito à saúde”, ressalta.