Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudesa e Nurdp são inaugurados em nova sede

Publicado em

IMG_7812

A crescente procura por atendimento jurídico provocou a necessidade de ampliar os espaços destinado as demandas de saúde e de contestação na Defensoria Pública do Estado do Ceará. Na manhã desta terça-feira (8), a defensora geral do Estado, Mariana Lobo, conduziu a solenidade de inauguração dessas novas sedes, localizadas ao lado da sede administrativa da DPGE, no bairro Luciano Cavalcante.

IMG_7762Cerca de 50 assistidos estavam presentes e acompanharam os descerramentos das placas. Dentre eles, a dona de casa Cláudia Frutuoso da Rocha, de 60 anos, que buscou atendimento no Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) para pleitear uma cirurgia para retirar pedras na vesícula. “Tomei um susto quando retornei pra entregar a documentação que estava pendente. Quando eu fui ao Núcleo ainda era naquela salinha, aí fiquei surpresa com a mudança. O pessoal daqui é bem interessado em resolver os problemas da gente, nos atende com cuidado e vou gostar mais ainda quando sair de fato a minha cirurgia”, destacou.

Antes do descerramento da placa de inauguração do Nudesa, a defensora pública do Ceará, Mariana Lobo, explicou aos assistidos presentes a importância da mudança. “Tivemos a ideia de individualizar alguns núcleos para um espaço exclusivo para diagnosticarmos, de maneira mais eficaz e mais rápida, as demandas que nos têm chegado e proporcionar um melhor atendimento. Essa angústia de vocês, para que a gente possa dar vazão ao atendimento, também é a nossa. Aumentamos de maneira significativa os atendimentos e neste ano foram mais de sete mil atendimentos só no Nudesa, por exemplo, e isso nos demanda ter uma estrutura nova para que possamos melhorar nosso atendimento”, discursou.

Diariamente, cerca de 70 novos pedidos chegam ao Nudesa, que promove soluções de conflitos extrajudicial e judicialmente que visa o fornecimento pelo poder público ou planos de saúde de medicamentos, procedimentos médicos, vagas para internação hospitalar, dentre outros procedimentos. Durante o primeiro semestre de 2017, foram 7.481 atendimentos.

IMG_7798

A supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde, Nelie Marinho, reconheceu a iniciativa. “Quero agradecer à gestão por ter proporcionado ao Nudesa um espaço novo, bem maior, com mais conforto, com gabinetes particulares para dar mais privacidade para os nossos assistidos. Isso é uma vitória do Núcleo, da gestão, dos colaboradores do núcleo e dos assistidos, que são a razão de ser da Defensoria Pública”, finalizou.

Em busca de atendimento o publicitário Roberto Manoel dos Santos reconheceu a melhoria. “Eu já conhecia o espaço anterior e agora com esse espaço maior aqui vai ser melhor tanto pra gente, com mais conforto, como também para os funcionários. Eu nem sabia que a Defensoria tinha uma abrangência tão grande. Estou muito satisfeito com o atendimento e já saio daqui, inclusive, com informações sobre outra pendência que preciso resolver sobre outro tema um imóvel no Iguape”, finalizou.

IMG_7750O Núcleo de Resposta do Réu da Defensoria Pública do Estado do Ceará também ganha novas instalações. Ao todo, quatro defensores atendem diariamente quem busca responder a uma citação judicial. Desde o início deste ano, o Nurdp realizou 5.946 procedimentos. “A preponderância do Núcleo são as ações de família, até porque quando você responde uma ação civil, se o autor não for o beneficiário do uso da Defensoria Pública, quem deverá fazer a contestação é o próprio defensor da vara cível. Nas ações de família já não acontece dessa forma. Qualquer ação de família, que a pessoa venha a ser citada e que ela precisa de assistência jurídica gratuita, ela deve procurar o Nurdp”, destaca a defensora pública Roberta Quaranta.

IMG_7795Participaram da solenidade o subdefensor público Leonardo Antônio de Moura Júnior; a secretária executiva, Elizabeth Chagas; o assessor jurídico, Petrus Freire; a assessora de Relacionamento Institucional, Michele Camelo; o assessor de Desenvolvimento Institucional, Samuel Marques; a coordenadora das Coordenadorias das Defensorias da Capital, Natali Massilon Pontes; o coordenador do Coordenadorias das Defensorias do Interior, Ricardo César Pires Batista; a assessora de Planejamento e Gestão, Samia Costa Farias; a supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde, Nelie Marinho; a presidente da Adpec , Ana Carolina Gondim Ferreira Gomes; além dos defensores públicos Francisco Torres, Gina Moura e Vinícius Noronha da Costa. Estava presente também Alexandre Ripardo Pauxis, chefe substituto da Agência Nacional de Saúde – Núcleo Ceará.

Serviço
Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa)
Endereço: Rua Auristela Maia Farias, nº 1100 – Bairro Eng. Luciano Cavalcante
Tel: (85)  3101.3421

Núcleo de Resposta do Réu (Nurdp)
Avenida Pinto Bandeira, 499 – Bairro Eng. Luciano Cavalcante
Tel: (85) 3101.3420