Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

O Sistema de Justiça na mídia: discussão sobre a ligação entre o Direito e a comunicação

Publicado em

graziA Defensoria Pública do Estado do Ceará, pensando em agregar conhecimentos aos defensores públicos e funcionários da instituição, além de agregar conhecimentos com a presença de um público externo, promoverá o curso A Relação Mídia e Sistema de Justiça na manhã do dia 20 de abril no auditório da instituição. O curso será ministrado pela jornalista e doutoranda em ciência política, Grazielle Albuquerque.

Voltado para defensores públicos, membros do sistema de justiça, jornalistas e estudantes de comunicação, “o curso promove uma visão crítica sobre a comunicação como pilar estratégico na área do Direto, contribuindo para que estudantes e profissionais do Sistema de Justiça e da mídia compreendam a formação de um novo “campo” no qual a atuação processual ocorre em paralelo a um debate público e midiatizado”, explica a palestrante Grazielle Albuquerque.

Por meio de um panorama traçado entre Sistema de Justiça e imprensa ao longo dos últimos 20 anos, o curso fala sobre o surgimento do Sistema de Justiça como uma pauta própria da cobertura política, com enfoque no Mensalão e Lava-Jato, alguns dos momentos de virada da cobertura quando os atores do sistema de justiça passam para protagonistas da pauta política do País.

“Vamos falar do sistema de justiça da América Latina, mas focar no brasileiro, onde vamos falar não só do judiciário, não só do Ministério Público, mas dar ênfase à Defensoria Pública, no sentido de pensar a vocação da Defensoria Pública que é ligada aos movimentos sociais e à sociedade. Vamos trabalhar numa perspectiva crítica de pensar, dada a crise brasileira, qual é o papel que essa ligação entre o direito e a comunicação tem e pensar numa perspectiva democratizante de todas as instituições do sistema de justiça”, pondera.

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), Roberta Quaranta, destaca a importância de tratar sobre o assunto. “A relação entre a mídia e o sistema de justiça, ainda que objeto de críticas, é um elemento indispensável para a construção de uma sociedade democrática. Entretanto, deve haver um limite para tais estreitamentos nessa relação, especialmente por parte do Poder Judiciário, a quem incumbe, por disposição constitucional, zelar pelo princípio da imparcialidade. Assim, o curso nos trará luzes sobre esta temática tão importante e atual, especialmente nos tempos de ‘justiça midiática’ que vivemos”, diz a diretora.

O curso é aberto ao público com inscrições feitas na hora gratuitamente. Os participantes receberão um certificado fornecido pela Escola Superior da Defensoria Pública.

Conheça a facilitadora:

Grazielle Albuquerque é doutoranda em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trabalha e pesquisa Sistema de Justiça há mais de uma década. Atualmente é pesquisadora visitante no German Institute of Global and Area Studies (Giga), em Hamburgo. Foi coordenadora da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará nos anos de 2005 a 2008 e de 2012 a 2014, também professora substituta do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), entre 2005 e 2007, além de atuar em projetos de comunicação para a extinta Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal. Foi assessora de comunicação do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), colaborando para veículos como El país, Le Monde Diplomatique, Jota e Justificando com artigos sobre Comunicação e Direito.

Serviço:

A Relação Mídia e Sistema de Justiça
Data: 20/04/2018
Hora: 9h
Local: Auditório da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (Av. Pinto Bandeira 1111, Luciano Cavalcante)