Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Oitenta pessoas são atendidas em uma manhã no Crato

Publicado em

IMG_1353Às seis e meia da manhã da quinta-feira (25), a aposentada Maria Avanizia da Costa ouviu no rádio sobre o programa Defensoria em Movimento. Surgia então a oportunidade de solucionar uma demanda que há 22 anos ela não sabia como resolver: o inventário do esposo. Foi no programa itinerante da Defensoria Pública do Estado do Ceará, realizado na Praça da Sé, no Crato, que a senhora de 61 anos conseguiu iniciar o encaminhamento da sua demanda.

IMG_1341Para o problema de Maria Avanizia, a defensora pública Aline Marinho explica que “ela já estava com toda a documentação necessária, fizemos a petição inicial e qualificamos ela como inventariante. Iremos protocolar a demanda na segunda-feira e continuaremos o contato com a dona Avanizia. Para mim, é extremamente gratificante participar da solução de um problema que já existe há mais de 20 anos na vida dela”, explica. O defensor Ricardo Nóbrega, supervisor da Defensoria do Crato, enfatiza que “a principal relevância do Defensoria em Movimento aqui no Crato é a divulgação do serviço da Defensoria. O programa aqui otimiza o acesso à justiça da população e garante os direitos de cada um”. Já o defensor Emanuel Jorge aposta “no contato direito com os assistidos fora do ambiente do dia a dia como uma ferramenta positiva para o trabalho da Defensoria”.

IMG_1357Assim como Maria Avanizia, outras 80 pessoas conseguiram atendimento com defensores públicos que estiveram presentes ao projeto que atendeu durante toda a manhã. Para o defensor público Heitor Estrela a chegada do programa ao Cariri e o número expressivo de atendimentos mostra a relevância do trabalho. “É importante trazermos o Defensoria em Movimento, principalmente por ser uma proposta do Orçamento Participativo que vemos concretizada. É um equipamento fantástico, que nos permite estar mais próximos dos nossos assistidos sairmos do nosso ambiente de trabalho e ir de encontro ao povo”, reforça. Para a defensora Ednewma dos Santos “a ação é uma oportunidade para que as pessoas tenham mais conhecimento sobre a instituição. O Defensoria em Movimento é uma oportunidade de chegar à população que não tem acesso e divulgar o trabalho que desempenhamos”, explica.

IMG_1369A dona de casa S.M.L., 51 anos, procurou atendimento para conseguir se divorciar. Os impasses com o marido fizeram com que a demanda fosse litigiosa. “Eu só quero que ele me deixe em paz e preciso me divorciar, ainda bem que aqui já dei entrada em tudo e agora é só aguardar. Ainda, vou entrar com o pedido de medida protetiva, é bom que já solicito tudo que é necessário em um só lugar”, disse. O defensor Anderson Seabra explica que “a Defensoria Pública se mostra importante para orientar a população sobre seus direitos e orientar as pessoas sobre cada direito e sua especificidade” e o defensor Marcelino Piancó aponta que “momentos como esse são necessários para que as pessoas possam conhecer os seus direitos que muitas vezes são negados”.

Durante o Defensoria em Movimento no Crato, oito defensores públicos participaram do atendimento à população. O defensor José Aníbal Azevedo assegura o espaço democrático e o papel da instituição no sistema de justiça. “Mais uma vez a Defensoria Pública do Estado do Ceará cumpre seu papel institucional. A praça é do povo e o povo é o objetivo da instituição”, revela.