Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Paciente consegue vaga em UTI após ação da Defensoria de Caucaia

Publicado em

“Foram dias muitos difíceis pra mim e pra toda a nossa família. Depois de muito esforço e da ajuda da Defensoria Pública hoje minha mãe está bem, continua internada mas não corre risco nenhum”, relembra aliviada a estudante Maria Verônica de Oliveira, de 22 anos, que precisou solicitar ao Estado um leito de UTI para a mãe, que estava com suspeita do vírus influenza A, subtipo H1N1 – conhecido como Gripe Suína. Rocilda Neves de Oliveira, de 58 anos, esteve desde o 09 de fevereiro internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caucaia e, segundo a filha, os médicos indicaram urgência na transferência para um local com mais recursos. A paciente conseguiu uma vaga na UTI na noite do dia 23 de fevereiro e foi transferida para o Hospital Geral Dr. César Cals, em Fortaleza.

Segundo Maria Verônica, a mãe começou a passar mal no dia 03 de fevereiro e imediatamente procuraram a UPA de Caucaia. “O diagnóstico dado pelo médico indicava virose, ele passou os medicamentos e então voltamos pra casa. Seis dias depois a saúde da minha mãe piorou e retornamos para UPA onde ela fez vários exames e foi diagnosticada com Gripe Suína e quadro de pneumonia secundária. Minha mãe foi transferida para a sala vermelha, onde ficam os pacientes mais graves, ficou entubada e passou a se alimentar por sonda. Nesse meio tempo, me falaram que ela precisaria de uma UTI com urgência, pois o caso dela era grave”.

leito

Maria Verônica procurou o núcleo da Defensoria Pública de Caucaia no dia 14 de fevereiro para conseguir uma liminar de transferência de sua mãe para um leito de UTI. No dia 15, a juíza da 1ª Vara Cível do Fórum de Caucaia acatou ao pedido da Defensoria e deferiu a ação de obrigação de fazer solicitando a transferência da paciente para internação, na rede pública ou privada de saúde, obrigando Estado a fazer o transporte sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento da decisão. Ainda segundo Maria Verônica, a liminar não foi cumprida e Rocilda Neves passou 13 dias internada na UPA. “Precisei ir de novo na Defensoria onde mandaram o pedido para que a juíza deferisse a liminar, além disso, fui orientada a fazer orçamentos em Hospitais particulares para que, se fosse preciso, entrar com uma ação de bloqueio dos bens do Estado para que o dinheiro fosse repassado para o Hospital que receberia minha mãe”, afirma.

No dia 23 de fevereiro, a juíza redeferiu a liminar intimando o Estado a cumprir a ação de obrigação de fazer e no mesmo dia Rocilda Neves de Oliveira foi transferida para Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Geral Dr. Cesar Cals.

De acordo com o defensor público, supervisor do Núcleo da Defensoria em Caucaia, Adson Maia, a “ação teve que ser peticionada com urgência, frente ao estado da paciência que se agravava a cada dia”. Contudo, ele explica que a Defensoria Pública do Estado mantém um diálogo permanente com as Secretarias da Saúde do Estado e do Município como objetivo garantir o efetivo acesso ao direito à saúde da população vulnerável, tanto na seara individual como coletiva, visando a solução de conflitos extrajudiciais e judiciais. Neste último caso, a Defensoria ajuíza ações que visam o fornecimento pelo Poder Público (ou Planos de Saúde) de medicamentos, procedimentos médicos, vagas para internação hospitalar, dentre outros.

Serviço: Outras Informações sobre ações de saúde podem ser obtidas pelo Alô Defensoria, discando 129, ou no site da Instituição por meio do link:http://www.defensoria.ce.def.br/atuacaogeral/saude/, onde é possível acessar toda a documentação necessária e os casos mais atendidos.