Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Palestras destacam o trabalho da Defensoria Pública na garantia de direitos das mulheres

Publicado em

palestraElizabeth

Durante esta semana, a secretária executiva da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas Sousa, realizará palestras sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha, enfocando as Medidas Protetivas e Restritivas e o Projeto Mulher Sem Medo.

A primeira acontecerá nesta quarta-feira, dia 25 de maio, às 19 horas, no Coletivo de Mulheres da Associação Zumbi Capoeira (Avenida da Universidade, 3107 – bairro Benfica). Já o segundo encontro será no sábado, dia 28, às 19 horas, na sede da Associação Beneficente Povo de Deus (Rua Murilo Borges, 447), no bairro Serviluz. As palestas são gratuitas.

Elizabeth foi convidada a participar desses encontros devido a sua experiência à frente do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem). Durante este período, a defensora elaborou o projeto Mulher sem Medo, com o objetivo de proporcionar efetividade no cumprimento das medidas protetivas de urgência destacadas na Lei Maria da Penha, por meio do uso de dispositivos eletrônicos. A tecnologia permite saber quem não respeitou o limite espacial estabelecido na medida protetiva. O monitoramento é feito em tempo real. A mulher também recebe aparelho que emite alerta quando o agressor se aproxima.