Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Pescador consegue progressão de regime na primeira audiência online da Defensoria em Acaraú

Publicado em

WhatsApp Image 2020-05-29 at 15.08.32

A atuação da Defensoria Pública do Estado (DPCE) em Acaraú, na região Norte do Ceará, assegurou a um pescador o direito de voltar ao mar para garantir o sustento da família. Ele progrediu de regime graças à realização de uma audiência online, a primeira requerida pela DPGE no município.

Em semiaberto e usando tornozeleira eletrônica há um ano e quatro meses, o homem estava impossibilitado de exercer sua principal função, pois não podia tirar o equipamento tampouco mergulhar com ele – já que a submersão danificaria o acessório e isso.

Durante todo esse período, o assistido passou a trabalhar para terceiros na tentativa de viabilizar renda e sustentar sozinho os dois filhos. “Fazia tempo que ele tinha perfil para progredir [de regime]. O processo não tinha andado por conta da dificuldade de realizar os expedientes da Secretaria da Vara e marcação da audiência. Ele lamentava muito o uso da tornozeleira, porque o impedia de trabalhar”, detalha o defensor público Martônio Brandão Pessoa, titular na cidade de Acaraú.

A DPCE solicitou a realização de audiência por videoconferência. A sessão ocorreu na última quarta-feira (27/5) com todos os envolvidos (defensor, assistido, promotora de justiça Lígia de Paula Oliveira e juíza Ana Celina Studart, ambas titulares da 1ª Vara de Acaraú) participando por meios remotos (celulares/notebooks e internet). O pescador foi ouvido diretamente do distrito onde mora, zona zona rural do município.

No dia seguinte à audiência online, ele já estava sem a tornozeleira eletrônica e autorizado a voltar ao mar. Devolveu o equipamento ao sistema penitenciário estadual em Itapipoca, conforme definido pela juíza durante a audiência e expedido em ofício enviado à cidade vizinha.

Conforme Brandão, outras audiências por internet já estão agendadas para as próximas semanas. “Depois da pandemia, muitas audiências serão marcadas dessa forma para facilitar a vida do assistido e evitar o deslocamento dele da zona rural, sempre distante do Fórum, que fica na sede. As videoconferências são um meio vantajoso pela celeridade na marcação e realização. Elas simplificam os expedientes a serem cumpridos pela Secretaria de Vara”, frisa o defensor.

SERVIÇO
DEFENSORIA EM ACARAÚ
E-mail: acarau@defensoria.ce.def.br
Telefone: 88 99811.2905 ou 88 99951.9321