Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Plantão da Defensoria ajuda em situações de urgência em Sobral

Publicado em

Defensoria contabiliza 104 mulheres beneficiadas com prisão domiciliar após HC Coletivo

Durante o período do plantão do último domingo (2), o defensor público estadual que atuou como plantonista da Defensoria de Sobral, Rafael Piaia foi notificado de duas prisões em flagrante, ocorridas na última sexta-feira (31) e sábado (1). As prisões foram determinadas após furtos de objetos de pequeno monta, tendo sido arbitrado o  pagamento de fiança no valor de mil reais e três mil reais, respectivamente. “Em um dos casos, os bens eram uma marreta, fio de solda e balde. No outro, um celular. Ambos restituídos às vítimas”, informa o defensor sobre a situação. Em análise dos casos, o defensor ponderou: “A pena para o crime de furto é de quatro anos e não atende ao requisito da prisão preventiva do artigo 313, I do Código de Processo Penal, por isso a prisão é ilegal, desarrazoada e desproporcional”.

Ao ter conhecimento dos depoimentos dos acusados para a Polícia, relatando o estado de pobreza e hipossuficiência, dentre outros motivos, além da ilegalidade da manutenção da prisão, o defensor Rafael Piaia atuou na soltura dos réus perante o juízo plantonista. “Os pedidos que deram origem à soltura são pedido de relaxamento de prisão ilegal cumulado com isenção do pagamento de fiança e, subsidiariamente, da redução da fiança em 2/3”, explica. “No caso da fiança de mil reais, o assistido afirmou perante o delegado que não tinha condições financeiras de pagar o valor. E no segundo caso, a assistida é mãe de uma filha de três anos que ficou afastada da mãe diante da prisão da mesma”, relata o defensor.

São ações deste tipo que justificam defensorial durante os fins de semana, além da entrada com pedidos de emergência em casos de saúde, como a necessidade de leitos de UTI e a anĺaise sobre a apreensão de jovens em possível infração. “Essas ações demonstram a importância do plantão defensorial e da atuação do defensor público durante os fins de semana, combatendo o abuso de poder”, disse Rafael Piaia.

No primeiro semestre de 2018, 14 defensores realizaram os plantões da Defensoria na macrorregião de Sobral-CE, que somaram 30 atuações durante os sábados e domingos de janeiro a junho. A Coordenadoria das Defensorias do Interior (CDI) organiza a escala que atua em consonância com os plantões do judiciário.  As principais ações feitas pelos defensores plantonistas abrangem as áreas criminal, infância e cível – com demandas de urgência em situações de adolescentes em conflito com a lei, prisões em flagrantes, pedidos de liberdade provisória e relaxamento das prisões.

Para o defensor público e coordenador das Defensorias do Interior (CDI) da Defensoria Pública do Ceará, Ricardo Batista, “a extensão do plantão defensorial ao interior do Estado do Ceará representa mais um ganho para a população mais necessitada. O serviço prestado pela Defensoria Pública durante esses plantões propicia mais dignidade para esse povo sofrido, tão carente em relação aos serviços públicos prestados pelas instituições”.

O plantão em Sobral e demais cidades tem a escala divulgada no site http://www.defensoria.ce.def.br/noticia/plantoes

 

Serviço:

Sobral

Fórum Doutor José Saboya de Albuquerque

Endereço: Av. Mons. Aloísio Pinto 1. 300 D. Expedito – Parque Santo Antônio, Sobral – CE