Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Policiais acompanham mediação no Mucuripe em formação promovida em parceria com a Defensoria

Publicado em

WhatsApp Image 2017-04-05 at 12.06.27

O Núcleo da Defensoria Pública do Estado, localizado no bairro Mucuripe, recebeu, entre os dias 29 de março e 06 e abril, os policiais militares que atuam na Unidade Integrada de Segurança I (Uniseg I) para o acompanhamento das mediações realizadas pelo núcleo. A ação faz parte do estágio de observação da Prática de Mediação da Uniseg I, realizado em parceria com o programa Defensoria pela Paz (DEPaz) e o gabinete da Vice-Governadoria.

A primeira turma contou com 17 policiais militares que tiveram aulas teóricas e realizaram provas na Uniseg I. O acompanhamento das mediações faz parte das ações do programa estadual Pacto por um Ceará Pacífico e têm o objetivo de humanizar as ações dos policiais e repassar técnicas de mediação para a resolução de ocorrências. Segundo a defensora pública Michele Alencar, coordenadora do núcleo do Mucuripe, “O primeiro ponto importante desse momento prático é a integração nas ações coordenadas do Ceará Pacífico entre um órgão da justiça, que é a Defensoria Pública, e a Uniseg, que é responsável pelo controle repressivo. Outro ponto é a mudança de abordagem e de visão que estes policiais estão tendo a oportunidade de ter por meio do curso de mediação. Aqui eles percebem que muitos dos problemas que surgem lá, podem ser resolvidos de uma forma mais amena, com o diálogo, com o entendimento, com ambas as partes ganhando nessa conversa. Eles estão tendo um momento prático para vivenciar as técnicas de mediação aprendidas no curso teórico em parceria com a Defensoria, vendo o outro lado do litígio, o lado mais pacificador”.

DEPaz
O programa Defensoria pela Paz – DEPaz, inclui a assistência jurídica integral e gratuita para a população, a mediação e a conciliação de conflitos, a educação em Direitos, atuando de forma direta na redução de conflitos e na cultura de paz, por meio do diálogo entre as pessoas e garantias de direitos.

Núcleo de Atendimento do Mucuripe – Av. Vicente de Castro 7.089 – Mucuripe. Fone: (85) 3101-1079